Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33776
Title: Avaliação como motor das aprendizagens na disciplina de educação laboral?: um estudo centrado em escolas do Lubango em Angola
Author: Simão, Domingos Bento Lupassa
Advisor: Costa, Nilza
Lopes, Betina da Silva
Agostinho, Simão
Keywords: Avaliação e aprendizagens
Conceções de avaliação
Práticas de avaliação
Disciplina de educação laboral em Angola
Professores e alunos
Defense Date: 30-Mar-2022
Abstract: Partindo da literatura recente, e em consonância com legislação do sistema educativo angolano, considera-se a avaliação das aprendizagens como uma componente essencial do processo de ensino, na medida em que pode promover a qualidade das aprendizagens dos alunos. É nesta perspetiva que focalizamos a nossa investigação, centrando-a na disciplina de Educação Laboral da 9.ª classe (1.º ciclo do ensino secundário) em escolas estatais da cidade do Lubango (Angola), por ser aí que temos exercido a nossa atividade profissional enquanto professor desta disciplina há 11 anos. Desta forma, teve-se em atenção duas questões de investigação principais: i) em que medida as conceções de avaliação das aprendizagens de professores e alunos do I ciclo do ESG, bem como as respetivas práticas de sala de aula, de escolas públicas do Lubango estão em consonância com perspetivas atuais (da literatura e dos normativos), sendo assim promotoras de aprendizagens dos alunos? ii) Que recomendações emergem para melhorar a avaliação das aprendizagens dos alunos, em particular na disciplina de Educação Laboral da 9.ª classe? Em função das questões de investigação, espera-se com este estudo, compreender conceções de avaliação, de professores e alunos, e, também de práticas de avaliação dos professores, bem como a forma como estas estão articuladas entre si. Metodologicamente, o estudo assenta num paradigma interpretativo de natureza mista, recorrendo-se a uma variedade de técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados (análise documental, inquérito por questionário e entrevista, observação de aulas, análise estatística e de conteúdo). O estudo empírico contou com uma fase mais extensiva, de caraterização de conceções tendo em conta um número alargado de escolas da cidade do Lubango, tendo-se realizado inquérito por questionário a 34 professores e também a 692 alunos. Inclui ainda outra fase, de natureza intensiva, na qual foram selecionadas duas escolas e realizados estudos de caso em cada uma delas, no sentido de aprofundamento da compreensão da relação entre conceções e práticas de avaliação. Das questões e objetivos de investigação aflorados acima, resultou a escrita de três artigos científicos que sustentam esta tese de doutoramento. No primeiro artigo procurou-se, por via dos questionários, caraterizar as conceções de professores angolanos sobre avaliação das aprendizagens. No segundo artigo, através da aplicação de inquérito por questionários, procurou-se, por via da voz dos alunos, caraterizar conceções sobre avaliação das aprendizagens dos alunos, assim como práticas relatadas de professores. No terceiro artigo, através dos estudos de caso, procurou-se fazer o mapeamento de conceções e práticas de professores. De uma maneira geral, e a partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que: i) as conceções dos professores se aproximam de perspetivas defendidas nos normativos e na literatura atual, no entanto as mesmas tendem a não estar em alinhamento com práticas autorelatadas e práticas observadas, ii) as conceções dos alunos apresentam uma natureza híbrida, na medida em que integram dimensões associadas a uma perspetiva tradicional de avaliação e dimensões associadas a uma perspetiva mais atual da avaliação. Por um lado, os alunos aproximam-se da conceção da avaliação como verificação da assimilação dos conteúdos da disciplina, enfatizando assim a prespectiva tradicional. Por outro lado, os alunos inquiridos consideraram a avaliação como um processo contínuo, enfatizando assim a lógica atual de avaliação; iii) o ambiente escolar parece influenciar as conceções de avaliação dos alunos, não tendo, no entanto, sido possível estabelecer uma relação direta entre conceções e práticas de avaliação dos professores e as conceções de avaliação dos alunos, sinalizando a natureza complexa entre as mesmas. Partindo das conclusões emergentes em cada um dos estudos são apontadas diversas recomendações, destacando-se a necessidade de proceder à definição de um perfil académico e profissional para os professores de EdL, partindo da finalidade da disciplina, e da sua natureza prática e ligada ao mundo do trabalho. Importa ainda investir na formação profissional dos professores tanto inicial como contínua, sobretudo ao nível da implementação de práticas de avaliação das aprendizagens que estejam em alinhamento com as perspetivas atuais.
Based on recent literature, and in line with the legislation of the Angolan education system, the assessment of learning is considered an essential component of the teaching process, to the extent that it can promote the quality of students' learning. It is in this perspective that we focus our research on the subject of Labour Education in the 9th grade (1st cycle of secondary education) in state schools from the city of Lubango (Angola), because that is where we have been working as a teacher of this subject for 11 years. In this way, two main research questions were addressed: i) to what extent the conceptions of learning assessment of teachers and students of the 1st cycle of ESG, as well as the respective classroom practices of state schools in Lubango, are in line with current perspectives (from literature and regulations) and thus promote student learning? ii) which recommendations emerge to improve the assessment of student learning, in particular in the subject of 9th grade Labour Education? According to the research questions, the aim of this study is to understand teachers' and students' conceptions of assessment, as well as teachers' assessment practices and how these are articulated with each other. Methodologically, the study is based on an interpretative paradigm of mixed nature, using a variety of techniques and instruments for data collection and analysis (documentary analysis, questionnaire and interview survey, class observation, statistical and content analysis). The empirical study had a more extensive phase, implying the characterization of conceptions considering a large number of schools in the city of Lubango. A questionnaire survey to 34 teachers and also to 692 students was conducted. In a subsequent phase, of intensive nature, two schools were selected and case studies were carried out in each of them in order to deepen the understanding of the relationship between conceptions and assessment practices. From the research questions and objectives touched upon above, three scientific articles were written to support this doctoral thesis. The first article sought to characterise Angolan teachers' conceptions of learning assessment through questionnaires. In the second article, through the application of a survey by questionnaires, the aim was to characterise conceptions about the assessment of students' learning, as well as the practices of teachers reported by students. In the third article, through case studies, we sought to map teachers' conceptions and practices. In general, and based on the results obtained, it was possible to conclude that: i) the teachers' conceptions are close to the perspectives defended in the regulations and in the current literature, however, they tend not to be in alignment with self-reported and observed practices, ii) the students' conceptions present a hybrid nature, insofar as they integrate dimensions associated with a traditional perspective of assessment and dimensions associated with a more current perspective of assessment. On the one hand, the students are close to the concept of assessment as a verification of the assimilation of the subject contents, thus emphasising the traditional perspective. On the other hand, the surveyed students considered assessment as a continuous process, thus emphasising the current logic of assessment; iii) the school environment seems to influence students' conceptions of assessment, but it was not possible to establish a direct relationship between teachers' conceptions and practices of assessment and students' conceptions of assessment, signalling the complex nature between them. Based on the conclusions emerging from each of the studies, a number of recommendations are made, in particular the need to define an academic and professional profile for teachers of EdL, based on the purpose of the subject and its practical nature and links to the world of work. It is also important to invest in the initial and continuous professional training of teachers, especially in terms of implementing learning assessment practices that are in line with current perspectives.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33776
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Domingos_Simão.pdf12.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.