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http://hdl.handle.net/10773/33776
Title: | Avaliação como motor das aprendizagens na disciplina de educação laboral?: um estudo centrado em escolas do Lubango em Angola |
Author: | Simão, Domingos Bento Lupassa |
Advisor: | Costa, Nilza Lopes, Betina da Silva Agostinho, Simão |
Keywords: | Avaliação e aprendizagens Conceções de avaliação Práticas de avaliação Disciplina de educação laboral em Angola Professores e alunos |
Defense Date: | 30-Mar-2022 |
Abstract: | Partindo da literatura recente, e em consonância com legislação do sistema
educativo angolano, considera-se a avaliação das aprendizagens como uma
componente essencial do processo de ensino, na medida em que pode
promover a qualidade das aprendizagens dos alunos. É nesta perspetiva que
focalizamos a nossa investigação, centrando-a na disciplina de Educação
Laboral da 9.ª classe (1.º ciclo do ensino secundário) em escolas estatais da
cidade do Lubango (Angola), por ser aí que temos exercido a nossa atividade
profissional enquanto professor desta disciplina há 11 anos. Desta forma, teve-se em atenção duas questões de investigação principais: i) em que medida as
conceções de avaliação das aprendizagens de professores e alunos do I ciclo
do ESG, bem como as respetivas práticas de sala de aula, de escolas públicas
do Lubango estão em consonância com perspetivas atuais (da literatura e dos
normativos), sendo assim promotoras de aprendizagens dos alunos? ii) Que
recomendações emergem para melhorar a avaliação das aprendizagens dos
alunos, em particular na disciplina de Educação Laboral da 9.ª classe? Em
função das questões de investigação, espera-se com este estudo,
compreender conceções de avaliação, de professores e alunos, e, também de
práticas de avaliação dos professores, bem como a forma como estas estão
articuladas entre si. Metodologicamente, o estudo assenta num paradigma
interpretativo de natureza mista, recorrendo-se a uma variedade de técnicas e
instrumentos de recolha e análise de dados (análise documental, inquérito por
questionário e entrevista, observação de aulas, análise estatística e de
conteúdo). O estudo empírico contou com uma fase mais extensiva, de
caraterização de conceções tendo em conta um número alargado de escolas
da cidade do Lubango, tendo-se realizado inquérito por questionário a 34
professores e também a 692 alunos. Inclui ainda outra fase, de natureza
intensiva, na qual foram selecionadas duas escolas e realizados estudos de
caso em cada uma delas, no sentido de aprofundamento da compreensão da
relação entre conceções e práticas de avaliação. Das questões e objetivos de
investigação aflorados acima, resultou a escrita de três artigos científicos que
sustentam esta tese de doutoramento. No primeiro artigo procurou-se, por via
dos questionários, caraterizar as conceções de professores angolanos sobre
avaliação das aprendizagens. No segundo artigo, através da aplicação de
inquérito por questionários, procurou-se, por via da voz dos alunos, caraterizar
conceções sobre avaliação das aprendizagens dos alunos, assim como
práticas relatadas de professores. No terceiro artigo, através dos estudos de
caso, procurou-se fazer o mapeamento de conceções e práticas de
professores. De uma maneira geral, e a partir dos resultados obtidos, foi
possível concluir que: i) as conceções dos professores se aproximam de
perspetivas defendidas nos normativos e na literatura atual, no entanto as
mesmas tendem a não estar em alinhamento com práticas autorelatadas e
práticas observadas, ii) as conceções dos alunos apresentam uma natureza
híbrida, na medida em que integram dimensões associadas a uma perspetiva
tradicional de avaliação e dimensões associadas a uma perspetiva mais atual
da avaliação. Por um lado, os alunos aproximam-se da conceção da avaliação
como verificação da assimilação dos conteúdos da disciplina, enfatizando
assim a prespectiva tradicional. Por outro lado, os alunos inquiridos
consideraram a avaliação como um processo contínuo, enfatizando assim a
lógica atual de avaliação; iii) o ambiente escolar parece influenciar as
conceções de avaliação dos alunos, não tendo, no entanto, sido possível
estabelecer uma relação direta entre conceções e práticas de avaliação dos
professores e as conceções de avaliação dos alunos, sinalizando a natureza
complexa entre as mesmas. Partindo das conclusões emergentes em cada um
dos estudos são apontadas diversas recomendações, destacando-se a
necessidade de proceder à definição de um perfil académico e profissional
para os professores de EdL, partindo da finalidade da disciplina, e da sua
natureza prática e ligada ao mundo do trabalho. Importa ainda investir na
formação profissional dos professores tanto inicial como contínua, sobretudo
ao nível da implementação de práticas de avaliação das aprendizagens que
estejam em alinhamento com as perspetivas atuais. Based on recent literature, and in line with the legislation of the Angolan education system, the assessment of learning is considered an essential component of the teaching process, to the extent that it can promote the quality of students' learning. It is in this perspective that we focus our research on the subject of Labour Education in the 9th grade (1st cycle of secondary education) in state schools from the city of Lubango (Angola), because that is where we have been working as a teacher of this subject for 11 years. In this way, two main research questions were addressed: i) to what extent the conceptions of learning assessment of teachers and students of the 1st cycle of ESG, as well as the respective classroom practices of state schools in Lubango, are in line with current perspectives (from literature and regulations) and thus promote student learning? ii) which recommendations emerge to improve the assessment of student learning, in particular in the subject of 9th grade Labour Education? According to the research questions, the aim of this study is to understand teachers' and students' conceptions of assessment, as well as teachers' assessment practices and how these are articulated with each other. Methodologically, the study is based on an interpretative paradigm of mixed nature, using a variety of techniques and instruments for data collection and analysis (documentary analysis, questionnaire and interview survey, class observation, statistical and content analysis). The empirical study had a more extensive phase, implying the characterization of conceptions considering a large number of schools in the city of Lubango. A questionnaire survey to 34 teachers and also to 692 students was conducted. In a subsequent phase, of intensive nature, two schools were selected and case studies were carried out in each of them in order to deepen the understanding of the relationship between conceptions and assessment practices. From the research questions and objectives touched upon above, three scientific articles were written to support this doctoral thesis. The first article sought to characterise Angolan teachers' conceptions of learning assessment through questionnaires. In the second article, through the application of a survey by questionnaires, the aim was to characterise conceptions about the assessment of students' learning, as well as the practices of teachers reported by students. In the third article, through case studies, we sought to map teachers' conceptions and practices. In general, and based on the results obtained, it was possible to conclude that: i) the teachers' conceptions are close to the perspectives defended in the regulations and in the current literature, however, they tend not to be in alignment with self-reported and observed practices, ii) the students' conceptions present a hybrid nature, insofar as they integrate dimensions associated with a traditional perspective of assessment and dimensions associated with a more current perspective of assessment. On the one hand, the students are close to the concept of assessment as a verification of the assimilation of the subject contents, thus emphasising the traditional perspective. On the other hand, the surveyed students considered assessment as a continuous process, thus emphasising the current logic of assessment; iii) the school environment seems to influence students' conceptions of assessment, but it was not possible to establish a direct relationship between teachers' conceptions and practices of assessment and students' conceptions of assessment, signalling the complex nature between them. Based on the conclusions emerging from each of the studies, a number of recommendations are made, in particular the need to define an academic and professional profile for teachers of EdL, based on the purpose of the subject and its practical nature and links to the world of work. It is also important to invest in the initial and continuous professional training of teachers, especially in terms of implementing learning assessment practices that are in line with current perspectives. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/33776 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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