Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33555
Title: Relações entre resiliência, literacia e inclusão digital de estudantes de tecnologia da informação no Brasil
Author: Santos, Andreza Souza
Advisor: Almeida, Ana Margarida Pisco
Bezerra, Marlos Alves
Keywords: Inclusão digital
Literacia digital
Jovens em vulnerabilidade social
Resiliência
CYRM-19 Br
Defense Date: 7-Feb-2022
Abstract: O Brasil é um país que exibe inúmeros contrastes sociais e econômicos e, a despeito da evolução tecnológica e do crescente acesso à Internet, apresenta muitos desafios no que concerne à inclusão digital. Este trabalho tem como objetivo principal investigar possíveis correlações entre variáveis sociodemográficas, inclusão digital e resiliência de estudantes de Tecnologia da Informação na faixa etária de 15 a 23 anos que ingressaram em cursos técnicos de uma universidade brasileira. Procurou-se compreender se uma maior literacia digital proporciona um incremento na resiliência dos jovens, bem como conhecer, através da nova medida de resiliência CYRM-19-Br (Child and Youth Resilience Measure na versão brasileira), as estratégias de resiliência adotadas por eles. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, exploratória e descritiva. Foram utilizadas as seguintes estratégias para a coleta de dados: estudo bibliográfico, inquérito por questionário on-line e por entrevista. Para o levantamento dos dados, foi aplicado um questionário on-line a uma amostra probabilística de 192 alunos que estudam na cidade de Natal, localizada no nordeste brasileiro. O instrumento é composto por um conjunto de questões fechadas relacionadas a aspectos sociodemográficos, à inclusão e à literacia digital, além da escala de medida de resiliência CYRM-19-Br. Já o roteiro de entrevista, respondido por 6 estudantes, visou aprofundar as percepções acerca das respostas dadas no questionário on-line. Para a análise estatística, foram utilizados os programas SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), R e Minitab, enquanto a análise das respostas abertas foi feita através de Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que: jovens com maior literacia digital são mais resilientes; quase todos os estudantes possuem smartphone; mais da metade deles possuem wi-fi em casa; apenas 16,15% apresentaram baixa literacia e 38,54% apresentaram alta literacia; as variáveis sociodemográficas (como tipo de escola, faixa etária, gênero e renda familiar) não são preditores para a literacia digital; as redes de apoio e os recursos se mostram importantes para o desenvolvimento da resiliência e da inclusão digital. Espera-se que os resultados possam: nortear ações institucionais que promovam a resiliência dos alunos, reduzindo a evasão escolar; fortalecer a colaboração internacional por meio de esforços de pesquisa; subsidiar, em nível macro, políticas públicas de promoção do bem-estar psicossocial de jovens da cidade de Natal.
Brazil is a country that presents numerous social and economic contrasts and, despite the technological evolution and the increasing access to the Internet, presents many challenges regarding digital inclusion. This work has as main objective to investigate possible correlations between sociodemographic variables, digital inclusion and resilience of Information Technology students aged 15 to 23 years, who entered technical courses at a Brazilian university. We sought to understand whether greater digital literacy provides an increase in the resilience of youth, as well as to know, through the new resilience measure CYRM-19-Br (Child and Youth Resilience Measure in the Brazilian version), the resilience strategies adopted by them. This is a mixed-methods, exploratory and descriptive research. The following strategies were used for data collection: bibliographic study, survey by online questionnaire and by interview. For data collection, an online questionnaire was applied to a probabilistic sample of 192 youth studying in the city of Natal, located in northeastern Brazil. The instrument is composed of a set of closed questions related to socio-demographic aspects, inclusion and digital literacy, in addition to the resilience measurement scale CYRM-19-Br. The interview script, answered by 6 students, aimed to deepen the perceptions about the answers given in the online questionnaire. For the statistical analysis were used the programs SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), R and Minitab, while the analysis of the open answers was done through Content Analysis. The results show that: youth with higher digital literacy are more resilient; almost all students have a smartphone; more than half of them have wi-fi at home; only 16.15% presented low literacy and 38.54% presented high literacy; sociodemographic variables (such as type of school, age group, gender and family income) are not predictors for digital literacy; support networks and resources are shown to be important for the development of resilience and digital inclusion. It is expected that the results may: guide institutional actions that promote the resilience of students, reducing school dropout; strengthen international collaboration through research efforts; subsidize, at macro level, public policies to promote the psychosocial well-being of young people in the city of Natal.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33555
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Andreza_Santos.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.