Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/33547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Helena | pt_PT |
dc.contributor.author | Mota-Ribeiro, Silvana | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T17:41:10Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T17:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2014-11 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8600-29-5 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/33547 | - |
dc.description.abstract | Este artigo dá conta de uma investigação centrada na comunicação visual do Teatro de Revista à Portuguesa do Parque Mayer, no período compreendido entre 1926 e 2011, dando resposta às seguintes questões: será este género de teatro essencialmente uma forma de crítica social e política? O que nos revela a sua comunicação visual? Funciona ela própria como crítica? Tendo Portugal vivido numa ditadura (1926-1974), quais as possíveis diferenças na comunicação visual produzida durante a ditadura e produzida durante a democracia? Realizou-se um extenso estudo empírico, partindo-se de um corpus constituído por 71 imagens de Teatro de Revista, do Parque Mayer, entre 1926 e 2011 (Ferreira, 2013). A abordagem utilizada foi a socio-semiótica visual. Com base na gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (1996), aplicámos a grelha de análise de MotaRibeiro (2011) à totalidades das imagens. A investigação mostrou a emergência de temáticas centrais no conjunto das imagens: Cultura popular; representação das províncias ultramarinas; cenas, locais e produtos do quotidiano; machismo: a mulher como objecto de prazer; presença do Zé Povinho; e Parque Mayer, os seus teatros e o Teatro de Revista. Estas temáticas são aqui discutidas, ilustradas e problematizadas à luz da crítica social e política. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Teatro de revista à portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Comunicação visual | pt_PT |
dc.subject | Socio-semiótica | pt_PT |
dc.subject | Imagens | pt_PT |
dc.subject | Crítica socio-política | pt_PT |
dc.title | "Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a Revista”: a crítica social e política na comunicação visual da Revista à Portuguesa – uma análise socio-semiótica | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
ua.event.date | 13-16 Abril, 2014 | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 3986 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 3998 | pt_PT |
degois.publication.location | Braga | pt_PT |
degois.publication.title | Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização - Livro de atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/154/showToc | pt_PT |
Appears in Collections: | CLLC - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_Ferreira_Mota-Ribeiro_Tirem-tudo-ao-alfacinha-mas-nao-lhe-tirem-a-revista.pdf | 704.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.