Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33501
Title: Satisfação no trabalho em alojamentos turísticos na região Douro
Author: Dinis, Catarina Maria Ribeiro
Advisor: Vitória, Andreia Tatiana
Keywords: Satisfação no trabalho
Alojamentos turísticos
Douro
Defense Date: 17-Dec-2021
Abstract: Para uma organização atingir o sucesso, é fulcral o contributo dos seus colaboradores, sendo estes considerados uma peça fundamental no setor do turismo, mais especificamente nos alojamentos turísticos. Como tal, as empresas devem não só criar condições de trabalho adequadas, mas também perceber como é que os seus colaboradores se sentem, de forma a melhor aplicar estratégias de gestão de recursos humanos. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo primordial perceber qual o nível de satisfação no trabalho em alojamentos turísticos na região NUT III Douro. Numa primeira parte foram tidos em conta conceitos, modelos, antecedentes bem como impactos da satisfação, assim como uma breve caraterização do setor do alojamento turístico. Para a segunda parte deste trabalho, foram contactados 79 alojamentos, incluindo as tipologias alojamento local e empreendimento turístico, sendo aplicado um inquérito por questionário, utilizando o Job Satisfaction Survey de Paul Spector, traduzido para o contexto português por João Malheiro, assim como um questionário de caracterização sociodemográfica e laboral. Dos alojamentos que aceitaram participar na investigação foram apurados 116 questionários válidos para análise. Em relação aos resultados e conclusões verificadas, contata-se que, em média, os colaboradores durienses se encontram ligeiramente satisfeitos no trabalho, sendo a supervisão o que mais traz satisfação, e o pagamento a dimensão mais insatisfatória. Foram encontradas algumas associações entre as variáveis sociodemográficas e laborais e a satisfação no trabalho, dando-se destaque à idade, habilitações literárias, vínculo contratual, compromisso para com o setor e tipologia de alojamento turístico onde o colaborador se encontra empregue. A investigação intensifica a ideia que a satisfação no trabalho em alojamentos turísticos deve ser incrementada por práticas de gestão de recursos humanos, de forma a atingir uma maior e melhor qualidade de serviço, bem como a satisfação e fidelização dos clientes.
For an organization to succeed, the co-workers' effort is vital, as they're considered a fundamental piece in Tourism, especially in tourism accommodation. Thus, companies must not only create adequate job conditions, but also monitor their workforce's well being, to improve Human Resources' strategies to be applied. This investigation's primary objective was to understand the job satisfaction level in tourist accommodation companies in the NUT III Douro region. In the first part, several concepts, models, antecedents, job satisfaction impacts, as well as a brief description of the tourist accommodation sector were taken into account. In the second part, 79 tourist accommodations were interviewed, including local tourist accommodation and tourist enterprises, by the means of Paul Spector's "Job Satisfaction Survey", translated in Portuguese by João Malheiro, and a sociodemographic and labour questionnaire. Out of all accommodations visited which accepted taking part in this investigation, 116 valid surveys were obtained. After an analysis of the verified results, we conclude that co-workers from the Douro region, on average, are slightly happy at their jobs, with the upper management being what brings more satisfaction to the workers, and the wage being the least satisfactory parameter. Some similarities between sociodemographic and labour variables and job satisfaction were found, highlighting age, education, contract vinculation, commitment to the sector and the type of tourist accommodation where the co-worker is employed at. The investigation intensifies the idea that job satisfaction in tourist accommodation must be improved through Human Resources' management, providing a better service quality as well as customer satisfaction and subsequent loyalty.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33501
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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