Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/33288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alcobia, Isabel | pt_PT |
dc.contributor.author | Seco, Andreia Vanessa Tomás | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T09:50:57Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T09:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/33288 | - |
dc.description.abstract | Este projeto tem como objetivo a obtenção de um conjunto de estratégias de ensino que auxilie os docentes de canto no lecionamento de aulas a alunos que se encontrem no período de mudança vocal. Aqui serão apresentados os diversos constituintes do trato vocal e o seu funcionamento, bem como alguns aspetos específicos da produção de voz cantada segundo a técnica erudita e segundo a técnica do teatro musical. Será também abordada a adolescência e as mudanças físicas e psicológicas que se verificam durante a mesma, nomeadamente a nível da voz, e as diferenças observadas entre o sexo masculino e feminino. Por fim será explorado o ensino do canto, com especial foco no ensino vocal durante a puberdade. | pt_PT |
dc.description.abstract | This project aims to achieve a set of teaching strategies to help singing lecturers in the teaching of lessons focused on students who are undergoing their voice change period. The various constituents of the vocal tract and their functioning will be herein presented, as well as some specific aspects of the production of the sung voice according to the classical technique and the musical theatre technique. Adolescence and the physical and psychological changes that occur during this period will also be discussed, in particular in terms of the voice, and the differences observed between the male and female gender. Finally, the teaching of singing will be explored, with special focus on vocal teaching during puberty. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia vocal | pt_PT |
dc.subject | Canto | pt_PT |
dc.subject | Técnicas vocais | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Puberdade | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Mudança de voz | pt_PT |
dc.subject | Hormonas na puberdade | pt_PT |
dc.subject | Ensino de canto | pt_PT |
dc.title | Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Andreia_Seco.pdf | 54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.