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dc.contributor.authorCalvão, Ana Ritapt_PT
dc.contributor.authorSimões, Anabela Valentept_PT
dc.contributor.authorDimas, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorRibeiro, Sílviapt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Josefinapt_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Zenildapt_PT
dc.date.accessioned2022-02-24T18:40:12Z-
dc.date.available2022-02-24T18:40:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-972-745-248-4pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33273-
dc.description.abstractO atual contexto económico - marcado pela globalização, internacionalização, inovação e tecnologia - exige que cada profissional possua um vasto leque de competências, tanto as da vertente técnica própria de cada profissão, quanto as chamadas soft skills ou competências pessoais e transversais, cada vez mais em destaque na nova realidade organizacional. Importa perceber, porém, se estas competências, sendo ferramentas potenciadoras de sucesso em diferentes profissões (Cabral-Cardoso, Estêvão & Silva, 2006), são (ou não) valorizadas de igual modo em diferentes contextos evolutivos e culturais. Na realidade, assumindo que a língua, a história, as narrativas ou tradições figuram como elementos culturais partilhados nos quais assenta a identidade coletiva de um povo (Schnapper, 2007), o presente artigo tem como objetivo identificar o conjunto de competências, técnicas e transversais, que as organizações timorenses, ao nível das chefias, mais valorizam num profissional de secretariado, comparando os resultados obtidos com os de um estudo idêntico realizado em Portugal (Calvão, Simões & Dimas, 2016). Esta análise comparativa tem em consideração não apenas os níveis de desenvolvimento e as especificidades culturais destes dois países, mas também os traços que, fruto da História partilhada e dos laços inerentes à pertença à comunidade lusófona, são comuns a ambos. Para tal, foi aplicado um inquérito a organizações timorenses com características diversas quanto à dimensão, ao setor de atividade e à localização geográfica, tendo-se constituído uma amostra com 83 organizações. Os resultados permitem constatar que, para a amostra em apreço, as grandes empresas valorizam bastante as competências técnicas, cuja importância parece ainda não ser tão reconhecida pelas restantes empresas. Em contrapartida, no que concerne às competências transversais os resultados estão muito mais próximos em todos os tipos de empresas, que, de forma geral, reconhecem fortemente este tipo de competências. A comparação dos resultados obtidos em Timor-Leste e em Portugal indicia que, no que às competências diz respeito, poderá existir, efetivamente, um substrato de competências comuns a diversas culturas, embora haja indícios de que a importância atribuída a cada uma delas poderá divergir de país para país.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectOrganizaçõespt_PT
dc.subjectSecretariadopt_PT
dc.subjectTimor-Lestept_PT
dc.titleCompetências dos profissionais de secretariado em Timor-Leste: desafios num mercado globalpt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage370pt_PT
degois.publication.lastPage382pt_PT
degois.publication.locationBragançapt_PT
degois.publication.titleI Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: LUSOCONF2018: livro de ataspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/18595pt_PT
dc.identifier.doi10.34620/lusoconf.2018pt_PT
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Calvão, A, Simões AV, Dimas, I & Ribeiro, S (2019) Lusoconf_.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


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