Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33155
Title: Formação de professores de língua portuguesa para o acolhimento de refugiados
Author: Carvalho, Agenor Francisco de
Advisor: Ançã, Maria Helena
Pessoa, Maria do Socorro
Keywords: Políticas linguístico-didáticas
Português como língua de acolhimento
Estudantes imigrantes/refugiados venezuelanos em Roraima
Formação em serviço de professores
Defense Date: 14-Dec-2021
Abstract: A presente tese emerge no campo das investigações relacionadas à educação em línguas em contexto migratório. O objetivo é investigar as necessidades formativas em serviço dos professores de língua portuguesa (LP) quando precisam lecionar o português como língua de acolhimento (PLA) para estudantes imigrantes/refugiados (IR) venezuelanos. Sob orientação qualitativa e com o suporte do paradigma quantitativo empenha-se em colaborar para a formação em serviço de professores de LP como PLA para estudantes IR venezuelanos em Roraima-Brasil. Escolhemos o estudo de caso para a investigação em duas escolas públicas de Ensino Médio (EM). Os relatos dos participantes foram analisados com o recurso do software de análise de dados qualitativos WebQda. Esse instrumento foi necessário para que soubéssemos as necessidades formativas dos professores e as necessidades de aprendizagem da LP pelos estudantes e, com os resultados, empreendemos a formação em serviço de professores em 2019/2020. Uma das etapas da formação foi a elaboração de projetos educacionais, interdisciplinares para o ensino da LP como PLA, tendo por base a interculturalidade e a intercompreensão. Tais projetos foram impactados pela pandemia da COVID-19, em razão do ano letivo ter sido suspenso. As conclusões deste estudo nos levaram a afirmar que: a partir das necessidades de adaptação e de motivação dos estudantes quanto à aprendizagem da LP e as necessidades formativas dos professores é possível estabelecer políticas linguístico-didáticas para a formação em serviço de professores de LP como PLA.
This study emerges in the field of investigations related to language education in the migratory context. The objective is to investigate the in-service training needs of Portuguese language (LP) teachers when they need to teach Portuguese as a host language (PHA) to Venezuelan immigrant/refugee (IR) students.Undertaking a qualitative and with the support of the quantitative paradigm, in collaborate in the in-service training of PL teachers as PHL for Venezuelan IR students in Roraima-Brazil. We chose the case study to the search in two public high schools (HS). The participants' reports were analyzed using the WebQda qualitative data analysis software. It was necessary for us to know the training needs of teachers and the learning needs of PL by students and, with the results, we undertake in-service teacher’s training was promoted in 2019/2020. One of the stages of the training was the elaboration of educational, interdisciplinary projects for the teaching of PL as PHL, based on interculturality and intercomprehension. However, the projects were impacted by the COVID-19 pandemic, because the school year was suspended.The conclusions of this study led us to state that: based on the students' adaptation and motivation needs regarding the learning of PL and the training needs of teachers, it is possible to establish linguistic-didactic policies for the in-service training of PL teachers as PHL.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33155
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Agenor_Carvalho_Anexo_1_12.pdf7.67 MBAdobe PDFView/Open
Documento_Agenor_Carvalho_Apendices_1-57.pdf11.15 MBAdobe PDFView/Open
Documento_Agenor_Carvalho_Tese.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.