Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33112
Title: Desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento de rastreio de gaguez em crianças de idade pré-escolar: estudo piloto
Other Titles: Development and content validation of an instrument for stuttering screening in preschool-age children: pilot study
Author: Cruz, Ana Isabel Garcia da
Advisor: Valente, Ana Rita dos Santos
Keywords: Gaguez
Pré-escolar
Instrumento de rastreio
Fatores de risco
Validade
Defense Date: 20-Dec-2021
Abstract: Enquadramento: A gaguez é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada pela presença de disfluências atípicas, por vezes, associadas a comportamentos secundários. Um instrumento de rastreio em crianças de idade pré-escolar, permite a identificação precoce de fatores de risco que aumentam a probabilidade de a gaguez persistir e, consequentemente, diminuir o impacto que esta pode ter na qualidade de vida da criança. Objetivos: Desenvolver e validar o conteúdo de um instrumento de rastreio de gaguez em idade pré-escolar. Métodos: A validação de conteúdo é dividida em duas fases: fase desenvolvimental e fase de julgamento-quantificação. A fase 1, corresponde à revisão da literatura. A fase 2, à realização do painel de peritos - método de reflexão falada – que permite calcular o índice de validade de conteúdo (IVC) e o grau de concordância. O instrumento foi aplicado à amostra composta por 25 crianças (idades compreendidas entre os 3 anos e 0 meses aos 5 anos e 11 meses), com o objetivo de determinar a linha de corte, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo. Resultados: Na fase 1 com base na literatura e análise de 11 instrumentos de rastreio, foram selecionados os fatores de risco e procedimentos de aplicação com maior relevância para o instrumento (e.g., antecedentes familiares, tipos de disfluência, temperamento da criança). Na fase 2 foi obtido um IVC global de 0,93 e um grau de concordância global de 81%. A linha de corte determinada foi de ≥3, com um nível de sensibilidade e especificidade de 100%. Conclusão: O instrumento desenvolvido é válido, sensível e específico para a identificação precoce de crianças com fatores risco de gaguez.
Background: Stuttering is a neurodevelopmental disorder characterized by the presence of atypical disfluencies associated with secondary behaviors. A screening instrument in preschoolers allows the early identification of risk factors that increase the likelihood of stuttering to persist and, consequently, reducing the impact it can have on the child's quality of life. Aim: Development and content validation of a preschool-age stuttering screening tool. Methods: Content validation is divided into two phases: developmental and judgment-quantification. Phase 1 corresponds to the literature review. Phase 2 corresponds to the realization of the expert panel – through the thinking aloud method - which allows calculating the content validity index (CVI) and the degree of agreement. The instrument was applied to a sample of 25 children (aged between 3 years and 0 months to 5 years and 11 months), to determine the cut-off, sensitivity, specificity, positive predictive value and negative predictive value. Results: In phase 1, based on literature and the analysis of the 11 screening instruments, were selected the most relevant risk factors and assessment procedures (e.g., family background, disfluency types, child temperament). In phase 2, an overall CVI of 0.93 and an overall agreement of 81% were obtained. The cut-off determined was ≥3, with a sensitivity and specificity of 100%. Conclusion: The screening instrument developed is valid, sensitive, and specific to early identify children with risk factors for stuttering.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33112
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ESSUA - Dissertações de mestrado

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