Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHerget, Katrinpt_PT
dc.contributor.advisorNobre, Helenapt_PT
dc.contributor.authorJamal, Sara Novaispt_PT
dc.date.accessioned2022-02-02T15:39:06Z-
dc.date.available2022-02-02T15:39:06Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33097-
dc.description.abstractEsta Dissertação aborda questões de adoção e comunicação de políticas e estratégias de comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Com base numa revisão de literatura na área, pretendeu-se comparar estilos de comunicação corporativa nos mercados alemão e português, partindo-se de uma análise das diferenças culturais entre estes dois países. A comparação dos parâmetros culturais importantes num contexto de tomada de decisão empresarial foi realizada, através das ferramentas Hofstede Insights e GLOBE Framework. Estas ferramentas permitem explorar particularidades culturais nos diferentes países e averiguar o seu impacto nas ações que as empresas desencadeiam para fazer face às mudanças climáticas e garantir a sua sustentabilidade. Foram analisadas as páginas web corporativas de três empresas alemãs, com forte presença no mercado português. A utilização da plataforma Sketch Engine permitiu extrair keywords e realizar uma análise micro e macroestrutural comparativa da comunicação de Responsabilidade Social Corporativa nos seus websites locais. As empresas escolhidas foram a Bosch, a C&A e o Lidl, três empresas alemãs que possuem websites adaptados ao mercado português e atuam nos setores da tecnologia, moda e retalho, respetivamente.pt_PT
dc.description.abstractThis Dissertation approaches the adoption and communication of Corporate Social Responsibility guidelines and communication strategies. Starting with a literature review, this paper aims to compare corporate communication styles in the Portuguese and German market. For this comparison, an analysis of cultural differences between these two countries was carried out. In order to compare cultural dimensions, which are important in the context of corporate decision making, two platforms were used: Hofstede Insights and GLOBE Framework. These tools allowed me to explore different particularities in these countries and assess their impact in the company’s efforts towards sustainability. An analysis of the corporate webpages of three German companies with strong presence in Portugal was carried out. Sketch Engine was used to extract keywords. The keywords retrieved contributed to the analysis of the webpages in micro and macrostructural levels. The companies chosen for this linguistic analysis were Bosch, C&A and Lidl. These are three German companies belonging to the technology, fashion and retail industries, respectively.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_PT
dc.subjectCultura empresarial alemãpt_PT
dc.subjectCultura empresarial portuguesapt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectComunicação corporativapt_PT
dc.titleResponsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Línguas e Relações Empresariaispt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sara_Jamal.pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.