Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/33079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, António Vitor Nunes de | pt_PT |
dc.contributor.author | Breda, Ana Margarida Mónica | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T10:16:41Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T10:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/33079 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta um projeto de intervenção educativa direcionado a crianças que se encontram a frequentam o pré-escolar e o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco principal é colocado no Património Imaterial partindo da exploração das Tradições. Este projeto desenrolou-se ao longo de dois semestres e foi aplicado em duas instituições situadas na freguesia de São Bernardo pertencente ao Concelho de Aveiro. Neste projeto foi trabalhado o Património Imaterial do país e local, sendo também abordada a história local e as suas tradições, tendo como objetivo desenvolver a consciência patrimonial, a identidade pessoal e do meio, a valorização e proteção do nosso Património. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativa, com algumas características de investigação-ação, sendo que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a observação direta e participativa, transcrição de sessões e inquéritos iniciais e finais, inquérito oral ao grupo do pré-escolar, e inquérito escrito ao grupo de 2.º ano do 1.º CEB. A análise dos dados recolhidos revelou que efetivamente as crianças e alunos adquiriram conhecimentos sobre o Património Imaterial, sua preservação e compreensão da sua importância. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study presents an educational intervention project aimed at children who are attending pre-school and the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education. The main focus is placed on Intangible Heritage, starting from the exploration of Traditions. This project took place over two semesters and was applied in two institutions located in the parish of São Bernardo, belonging to the Municipality of Aveiro. In this project, the Intangible Heritage of the country and place was worked on, and the local history and traditions were also addressed, with the aim of developing heritage awareness, personal identity and the environment, and the enhancement and protection of our Heritage. The methodology used was qualitative, and the instruments used for data collection were direct and participatory observation, transcription of sessions and initial and final inquiries, oral inquiry to the preschool group, and written inquiry to the 2nd year group of the 1st CEB. Analysis of the collected data revealed that children and students effectively acquired knowledge about Intangible Heritage, its preservation and an understanding of its importance | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Património | pt_PT |
dc.subject | Património cultural imaterial | pt_PT |
dc.subject | Tradições | pt_PT |
dc.subject | Costumes | pt_PT |
dc.subject | História local | pt_PT |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_PT |
dc.title | Tradições, costumes e história local: educação para o património cultural imaterial no pré-escolar e no 1º CEB | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Breda.pdf | 5.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.