Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33005
Title: A relevância de uma boa postura corporal na aprendizagem do violino: aplicação de uma estratégia didática para a sua correção
Author: Gomes, Pedro Filipe Silva
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Prática de violino
Postura corporal
Feedback visual
Autocorreção
Estratégia lúdico-didática
Defense Date: 19-Jul-2021
Abstract: O presente trabalho, realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música é composto por duas partes: componente de investigação e relatório da componente prática de ensino doravante designada de estágio. A primeira parte do Relatório Final descreve o projeto educativo implementado. O projeto pretendeu averiguar o impacto de uma estratégia lúdico-didática desenvolvida pelo investigador- Positómetro- na sensibilização e autocorreção da postura corporal durante a prática do violino. O desenvolvimento da estratégia lúdico-didática Positómetro teve uma base o princípios do feedback visual. Assim, tendo como referência a banda verde numa escala de cores (verde, amarelo, laranja e preto, pontuadas com 5, -2, -5 e -10, respetivamente) o aluno teria de tocar o excerto (com a duração de 1.30 minutos), a si atribuído, tentando fixar-se sempre nas bandas de cor verde. No final, a pontuação somada pelo estudante durante esse excerto, registada de 20 em 20 segundos, seria assumida como a classificação da sua postura corporal. O estudo integrou 5 alunos, entre os 10 e os 13 anos iniciantes ou não na prática do instrumento. Numa abordagem holística, os resultados mostram que as avaliações do Positómetro melhoram ao longo das aulas e é dependente do tempo de estudo em todos os alunos. Na última aula, 4 em 5 alunos pontuaram o máximo (20) no Positómetro. No entanto, a analise estatística não evidencia diferenças significativas entre a primeira e última aulas (p=0.172). Estes resultados poder-se-ão prender com o impacto da pandemia Covid-19 na lecionação das aulas de violino e, por isso, não permitir o fluxo normal das aulas nem da aprendizagem dos discentes. Outro fator deve-se ao baixo poder amostral conseguido. Assim, o investigador sugere que estudos futuros devem ser realizados numa perspetiva de validação da estratégia lúdico-didática com uma amostra maior, mais ampla e durante períodos de tempo mais longos e contínuos. A segunda parte consiste no relatório da componente Prática de Ensino (Estágio) realizado na Academia de Música de Paços de Brandão.
The present work of the Supervised Teaching Practice component of the Master's in Music Teaching consists of two parts and it is composed by two parts: research component and report of the Teaching Practice component. The first part of the Final Report describes the educational project implemented. The project aimed to investigate the impact of a tool developed by the researcher - positometer - on the awareness and self-correction of body posture during violin practice. The development of the positometer tool was based on the principles of visual feedback. Thus, having as reference the green band on a color scale (green, yellow, orange and black, scored with 5, -2, -5 and -10, respectively) the student would have to play the piece (with a duration of 1.30 minutes), assigned to him/her, trying to stay always on the green bands. At the end, the score summed by the student during that piece, recorded every 20 seconds, would be taken as the classification of his body posture. The study included 5 students, aged between 10 and 13 years old, either beginners or not in the practice of the instrument. In a holistic approach, the results show that positometer ratings improve throughout the lessons and is dependent on study time in all students. In the last class, 4 out of 5 students scored the maximum (20) on the positometer. However, the statistical analysis does not show significant differences between the first and last class (p=0.172). These results may be due to the impact of the Covid-19 pandemic on the teaching of violin lessons and, therefore, not allowing the normal flow of the lessons and the students' learning. Another factor is due to the low sampling power achieved. Thus, the researcher suggests that future studies should be conducted in a perspective of validating the tool with a larger, broader sample and over longer, continuous periods of time. The second part consists of the report of the internship conducted at Academia de Música de Paços de Brandão.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33005
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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