Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32978
Title: Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
Author: Bôrras, Sofia dos Santos Gomes
Advisor: Neves, Fausto Manuel da Silva
Costa, Romeu
Keywords: Inteligência emocional
Performance musical
Ansiedade
Instrumentos de sopro
Estudo instrumental
Defense Date: 9-Jul-2021
Abstract: O Projeto Educativo abordado no capítulo II deste documento, diz respeito à aplicação dos princípios da Inteligência Emocional no estudo de instrumentos de sopro, tema sobre o qual foi construído. Neste capítulo explicito a problemática referente ao tema, procedo à respetiva revisão de literatura e implemento o Projeto Educativo através de um estudo e dos seus resultados correspondentes. Este estudo foi implementado com instrumentistas de sopro, tendo como objetivos a redução de ansiedade na preparação de uma performance musical e o aumento de competências emocionais durante o estudo individual dos referidos instrumentos. Os participantes deste projeto foram estudantes e ex-estudantes do ensino superior, segmentados em dois grupos – grupo de controlo e grupo experimental. Durante a implementação do projeto, os dois grupos prepararam-se para uma performance final, ocorrida na conclusão do projeto, sendo que apenas o grupo experimental realizou exercícios baseados nos princípios de Inteligência Emocional durante o seu estudo instrumental. O presente documento constitui o Relatório da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. O relatório divide-se em dois capítulos, sendo que o primeiro relata as características e funcionamento da Prática de Ensino (estágio), ocorrida no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, na sua classe de Saxofone, no ano letivo 2020/2021.
The Educational Project presented in chapter II of this document concerns the application of the principles of Emotional Intelligence in the study of wind instruments, the theme on which it was built. In this chapter I clarify the problematic referring to the theme, I proceed to the respective revision of literature and implement the Educational Project through a study and its corresponding results. This study was implemented with wind instruments, the objectives being the reduction of anxiety in the preparation of a musical performance and the increase of emotional competences during the individual study of the referred instruments. The participants of this project were students and ex-students of higher education, divided into two groups - the control group and the experimental group. During the implementation of the project, the two groups prepared for a final performance, that occured at the end of the project, being that only the experimental group performed exercises based upon the Emotional Intelligence during its instrumental study. The present document constitutes the report of the curricular unit of the Practice of Supervised Teaching of the Master's Degree in The Teaching of Music in the University of Aveiro. The report is divided into two chapters, being the first the characteristics and functioning of the Teaching Practice (internship), that took place in the Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Aveiro, in the saxophone class in the school year 2020/2021.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32978
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sofia_Bôrras.pdf66.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.