Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32966
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamalheira, Ana Mariapt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Carlos Josépt_PT
dc.contributor.authorMachado, Christelle Adelaidept_PT
dc.date.accessioned2022-01-19T15:27:10Z-
dc.date.available2022-01-19T15:27:10Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32966-
dc.description.abstractA China e a Suíça são dois países detentores de uma cultura muito rica e de uma grande dinâmica económica. A República Popular da China tem-se revelado um mercado emergente, que tem oferecido variadíssimas oportunidades de negócio. A Suíça é um país conhecido pelas empresas de renome internacional e de grande sucesso. No entanto, a investigação sobre esta temática a nível académico é ainda pouco abordada, pelo que se considerou pertinente realizar um estudo mais aprofundado das relações culturais e empresariais entre estes dois países, dada a sua manifesta importância na economia e mercados internacionais. Apesar das diferenças culturais e organizacionais, estes dois países assinaram em 6 de julho de 2013 um acordo bilateral de Livre Comércio, que entrou em vigor no dia 1 de julho de 2014, que tem tido um impacto comercial bastante positivo. De facto, o consórcio entre as empresas oriundas dos dois países resultou (e continua a resultar) em alianças estratégicas que têm vindo a alavancar e a dinamizar não apenas os mercados em apreço, como também afeta o mercado global. Concluímos que as qualidades e competências das empresas suíças e chinesas se complementam de forma harmoniosa, principalmente no setor das novas tecnologias.pt_PT
dc.description.abstractChina and Switzerland are two countries that are known for its rich culture and an economic dynamism. People’s Republic of China is an emerging market, that has been offering several business opportunities. Switzerland is a country mostly differentiated by its internationally well-known and successful enterprises. However, we found that the academic research about this subject is still scarce, which led us to proceed with an in-depth investigation about cultural and business relations between these two countries, due to its obvious importance in the international economy and global markets. In spite of the cultural and organizational differences, China and Switzerland signed a bilateral free trade agreement on the 6th July 2013. This free trade agreement entered into force on the 1st July 2014 and so far, it has a very positive commercial impact. As a matter of fact, the consortium between the companies from these two countries enhanced strategic alliances that have been leveraging and creating an interesting economic dynamism, not only in these markets, but also in the global market. We conclude that the harmonious combination of qualities and skills from swiss and chinese companies is an asset, especially in the new technologies sectorpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectRelações empresariaispt_PT
dc.subjectAcordo de livre comérciopt_PT
dc.subjectFusõespt_PT
dc.subjectAquisiçõespt_PT
dc.subjectAlianças estratégicaspt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectRelações empresariais sino-helvéticaspt_PT
dc.subjectChinapt_PT
dc.subjectSuíçapt_PT
dc.titleAs relações culturais e empresariais entre a Suíça e a China: o caso da Huaweipt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Línguas e Relações Empresariaispt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Christelle_Machado.pdf5.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.