Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32939
Title: Liderança e maturidade dos sistemas de gestão da qualidade
Author: Matos, Ana Cláudia Rodrigues de
Advisor: Silva, Claúdia Margarida Ramos de Sousa e
Keywords: Qualidade
Sistemas de Gestão da Qualidade
Maturidade
Liderança
Defense Date: 10-Dec-2021
Abstract: O contexto atual impõe às organizações que repensem os seus modelos de gestão, de modo que se consigam adaptar às mudanças impostas pelo mercado. Os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) têm sido apontados como capazes de suportar as empresas a superar estes desafios atuais. Para tal, as empresas têm de ser capazes de desenvolver continuamente o seu SGQ. A liderança é apontada como um dos fatores com impacto neste progresso. O presente trabalho, realizado no âmbito do mestrado em Gestão, tem como objetivo relacionar os níveis de maturidade dos SGQ e os estilos de Liderança, de modo a perceber qual(ais) o(s) estilo(s) de liderança dos gestores na condução do SGQ, bem como, quais os níveis de maturidade mais presentes nas organizações em estudo. Foi realizado um estudo com 63 empresas localizadas em Portugal com os seus SGQ certificados, através de um questionário de metodologia mista. Na análise dos dados foram realizados testes de fiabilidade através do Alfa de Cronbach, os testes de Levene e Kolmogorov-Smirnov, além da estatística descritiva, testes ANOVA e o coeficiente de correlação de Pearson. As empresas em estudo recaíram maioritariamente sobre os níveis de maturidade 2 e 3, numa escala de 1 a 5. O nível 2 é onde geralmente acontece a certificação do SGQ, enquanto o 3 é já um estágio intermédio, em que o perfil organizacional é claramente definido, porém são ainda níveis em que os resultados não se diferenciam dos concorrentes. Em todos os níveis de maturidade existe uma tendência de conjugar os dois estilos de liderança – Transformacional e Transacional. O principal contributo deste trabalho centra-se na apresentação de um diagnóstico atual de maturidade do SGQ de um conjunto de empresas certificadas. Conclui-se que apesar do progresso evolutivo demonstrado pelas empresas, a maioria da amostra não aproveita o potencial do seu SGQ para superar os desafios atuais. Neste sentido, este trabalho aponta o desenvolvimento de competências de liderança transformacional e transacional como um fator impulsionador para essa evolução. Os resultados apresentados contribuíram também para a área de conhecimento da Gestão, aprofundando a interligação entre a liderança e a gestão da qualidade.
The current context requires organizations to rethink their management models, to adapt to changes imposed by the market. Quality Management Systems (QMS) have been identified as capable of supporting companies to overcome these current challenges. For this, companies must be able to continuously develop their QMS. Leadership is identified as one of the factors impacting this progress. This work, carried out within the scope of the Masters in Management, aims to relate the maturity levels of the QMS and the Leadership styles, in order to understand the leadership style(s) of managers in conducting the QMS, as well as, which maturity levels are most evidente in the organizations under study. A study was carried out with 63 companies located in Portugal with their QMS certified, through a mixed methodology questionnaire. In the data analysis, reliability tests were performed using Cronbach's Alpha, Levene's and Kolmogorov-Smirnov's tests, as well as descriptive statistics, ANOVA tests and Pearson's correlation coefficient. The companies under study fel mostly on maturity levels 2 and 3, on a scale of 1 to 5. Level 2 is where QMS certification usually takes place, while level 3 is already an intermediate stage, in which the organizational profile is clearly defined, but they are still levels at which the results do not differ from the competitors. At all maturity levels there is a tendency to combine the two leadership styles – Transformational and Transactional. The main contribution of this work focuses on the presentation of a current diagnosis of QMS maturity of a group of certified companies. It is concluded that despite the evolutionary progress shown by the companies, most of the sample does not take advantage of the potential of their QMS to overcome current challenges. In this sense, this work points to the development of transformational and transactional leadership skills as a driving factor for this evolution. The results presented also contributed to the area of knowledge of Management, deepening the interconnection between leadership and quality management.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32939
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Matos.pdf853.32 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.