Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32938
Title: | A perceção do aspeto verbal por aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira |
Author: | Huiying Wu |
Advisor: | Oliveira, Emília Maria Rocha de |
Keywords: | Aspeto verbal Aspeto perfetivo Imperfetivo Incoativo Pontual Durativo Habitual Iterativo Português língua estrangeira Alunos chineses |
Defense Date: | 21-Dec-2021 |
Abstract: | Com a presente dissertação, pretende-se estudar e analisar os
valores aspetuais mais comuns e relevantes na aprendizagem do
Português como Língua Estrangeira, bem como as respetivas
formas de expressão (formas verbais e perífrases verbais), partindo
da comparação com a Língua Chinesa. Através do lançamento de
um inquérito, estudar-se-ão as principais dificuldades sentidas por
alunos chineses de Língua Portuguesa na discriminação dos vários
aspetos e o fenómeno de interferência linguística na aprendizagem
deste tópico gramatical. No final, serão propostas estratégias que
possam ser eficazes na resolução dos problemas identificados, no
intuito de contribuirmos para que os aprendentes chineses de
Português Língua Estrangeira se tornem mais proficientes no uso da
Língua Portuguesa.
Na parte inicial, procede-se ao enquadramento teórico do tema –
aspeto verbal no sistema gramatical das Línguas Portuguesa e
Chinesa. De seguida, descreve-se o inquérito que servirá como base
de estudo, e analisam-se os dados obtidos para identificar áreas
críticas na identificação, por parte dos aprendentes chineses, dos
aspetos diversos. Por fim, apresentam-se sugestões didáticas com
o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem deste tópico
gramatical. With this dissertation, we intend to study and analyze the most common and relevant aspectual values in the learning of Portuguese as a Foreign Language, as well as the respective forms of expression (verbs and verbal periphrases), starting from the comparison with the Chinese language. Through the launch of a survey, the main difficulties experienced by Chinese students of Portuguese language in the discrimination of the various aspects and the phenomenon of linguistic interference in the learning of this grammatical topic will be studied. In the end, strategies will be proposed that can be effective in solving the problems identified, in order to help Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language become more proficient in the use of the Portuguese language. In the initial part, a theoretical framework of verbal aspects in the Portuguese and Chinese language system is introduced. Then, the survey that will serve as the basis for the study is described, and the data obtained is analyzed to identify critical areas in the identification of different aspects by the Chinese learners. Finally, didactic suggestions are presented to improve the teaching-learning of this grammatical topic. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32938 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Huiying_Wu.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.