Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32938
Title: A perceção do aspeto verbal por aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira
Author: Huiying Wu
Advisor: Oliveira, Emília Maria Rocha de
Keywords: Aspeto verbal
Aspeto perfetivo
Imperfetivo
Incoativo
Pontual
Durativo
Habitual
Iterativo
Português língua estrangeira
Alunos chineses
Defense Date: 21-Dec-2021
Abstract: Com a presente dissertação, pretende-se estudar e analisar os valores aspetuais mais comuns e relevantes na aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, bem como as respetivas formas de expressão (formas verbais e perífrases verbais), partindo da comparação com a Língua Chinesa. Através do lançamento de um inquérito, estudar-se-ão as principais dificuldades sentidas por alunos chineses de Língua Portuguesa na discriminação dos vários aspetos e o fenómeno de interferência linguística na aprendizagem deste tópico gramatical. No final, serão propostas estratégias que possam ser eficazes na resolução dos problemas identificados, no intuito de contribuirmos para que os aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira se tornem mais proficientes no uso da Língua Portuguesa. Na parte inicial, procede-se ao enquadramento teórico do tema – aspeto verbal no sistema gramatical das Línguas Portuguesa e Chinesa. De seguida, descreve-se o inquérito que servirá como base de estudo, e analisam-se os dados obtidos para identificar áreas críticas na identificação, por parte dos aprendentes chineses, dos aspetos diversos. Por fim, apresentam-se sugestões didáticas com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem deste tópico gramatical.
With this dissertation, we intend to study and analyze the most common and relevant aspectual values in the learning of Portuguese as a Foreign Language, as well as the respective forms of expression (verbs and verbal periphrases), starting from the comparison with the Chinese language. Through the launch of a survey, the main difficulties experienced by Chinese students of Portuguese language in the discrimination of the various aspects and the phenomenon of linguistic interference in the learning of this grammatical topic will be studied. In the end, strategies will be proposed that can be effective in solving the problems identified, in order to help Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language become more proficient in the use of the Portuguese language. In the initial part, a theoretical framework of verbal aspects in the Portuguese and Chinese language system is introduced. Then, the survey that will serve as the basis for the study is described, and the data obtained is analyzed to identify critical areas in the identification of different aspects by the Chinese learners. Finally, didactic suggestions are presented to improve the teaching-learning of this grammatical topic.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32938
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Huiying_Wu.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.