Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Alexandra Valentept_PT
dc.contributor.authorPereira, Ema Cristina Marques Vieira da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2022-01-13T11:34:30Z-
dc.date.available2022-01-13T11:34:30Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32908-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada e aborda o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação com tema central a poluição sonora num grupo de crianças da educação pré-escolar. Cada vez mais a população está exposta ao ruído e, como tal, é importante as crianças serem instruídas a saberem como se podem defender da poluição sonora e quais são os seus efeitos. Neste sentido, definiram-se como objetivos do projeto: i. Conceber, planificar e implementar um projeto sobre o som e a poluição sonora com crianças; ii. Avaliar as potencialidades e limitações do projeto desenvolvido na mobilização de aprendizagens das crianças; iii. Avaliar os efeitos da conceção, planificação e implementação do Projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento pré-profissional da professora estagiária. O projeto de intervenção-investigação englobou várias técnicas de recolha de dados, tais como, inquérito por entrevista e observação direta. Esses dados foram posteriormente tratados através de uma análise descritiva quantitativa. A análise dos dados obtidos a partir do inquérito por entrevista implementado antes e depois do desenvolvimento do projeto de intervenção, das grelhas de monitorização das aprendizagens, implicação e bem-estar das crianças ao longo das atividades e dos registos das observações, aponta para um aumento da consciencialização das crianças em relação ao excesso de ruído e de como evitá-lo.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the supervised pedagogical practice course unit and addresses the development of an intervention-research project with the central theme of noise pollution in a group of preschool children. The population is increasingly exposed to noise and, as such, it is important for children to be instructed to know how they can defend themselves against noise pollution and what its effects are. In this sense, the project objectives were defined: i. Design, plan and implement a project on sound and noise pollution with children; ii. Assess the potential and limitations of the project developed in mobilizing children's learning; iii. Evaluate the effects of the design, planning and implementation of the intervention-research project on the pre-professional development of the trainee teacher. The intervention-research project encompassed several data collection techniques, such as a questionnaire survey and direct observation. These data were later analysed through a quantitative descriptive analysis. The analysis of the data obtained through the questionnaire survey implemented before and after the implementation of the intervention project, the monitoring grids of children's learning, involvement and well-being throughout the activities and the observation records, points to an increase in awareness of children in relation to excessive noise and how to avoid it.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSompt_PT
dc.subjectPoluição sonorapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleDo som ao ruído: uma abordagem na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ema_Pereira.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.