Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32903
Title: Aprendizagem cooperada através do jogo em contexto de educação pré-escolar
Author: Silva, Jéssica Andrade Vieira da
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Aprendizagem cooperativa
Cooperação
Jogos
Competências sociais
Educação pré-escolar
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada e apresenta o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre a cooperação através de jogos numa sala de atividades de educação pré-escolar. A cooperação é reconhecida como uma competência essencial para o século XXI que deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de idade. No entanto são poucos os estudos identificados neste âmbito no contexto de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, definiram-se como objetivos do projeto de intervenção-investigação: (i) desenvolver um projeto de intervenção promotor de competências cooperativas; (ii) avaliar os efeitos do projeto no desenvolvimento de competências cooperativas e sociais nas crianças; (iii) avaliar os efeitos do Pii no desenvolvimento pré-profissional da professora-estagiária. Para além disso, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação apresentam-se as perspetivas históricas e teóricas da aprendizagem cooperativa, os conceitos de cooperação e colaboração, as características da aprendizagem cooperativa, bem como as vantagens e desvantagens da mesma com crianças em educação pré-escolar. No mesmo enquadramento teórico, fundamenta-se também a temática do jogo enquanto estratégia potenciadora de cooperação e de desenvolvimento de aprendizagens. O projeto de intervenção-investigação com características de investigação-ação incorporou diferentes técnicas de recolhas de dados, tais como a observação direta, o inquérito por entrevista semi-estruturada, o diário do investigador e a recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recurso à técnica de análise descritiva quantitativa, aliada a uma análise descritiva qualitativa. A análise dos dados obtidos através do preenchimento das Escalas Comportamentais para Crianças em Idade Pré-Escolar (PKBSpt), dos instrumentos de apoio à planificação e monitorização das atividades e dos registos das observações efetuadas, apontam no sentido de que a utilização de jogos como estratégia de aprendizagem contribuiu para o desenvolvimento da cooperação entre as crianças, bem como para a melhoria do clima do grupo.
This internship report comes within the framework of the Supervised Pedagogical Practice curricular unit and presents the development of an intervention-research project on cooperation through games in a pre-school education activity room. Cooperation is recognised as an essential competence for the 21st century that must be developed from the earliest years of age. However, there are few studies identified in the context of Pre-School Education. In this sense, the objectives of the intervention-research project were defined: (i) develop an intervention project that promote cooperative competences; (ii) evaluate the effects of the project on the development of cooperative and social skills in children; (iii) evaluate the effects of Pii on the pre professional development of the trainee teacher. In addition, in the theoretical framework of support for the intervention-research project, the historical perspectives and theoretical of cooperative learning, the concepts of cooperation and collaboration, the characteristics of cooperative learning as well as the advantages and disadvantages of cooperative learning with children in pre-school education. Thus, in the same theoretical framework, the theme of the game is also based as a strategy that enhances cooperation and development of learning. The intervention-research project with action-research characteristics incorporated different data collection techniques, such as direct observation, semi-structured interview inquiry, researcher's diary and documentary collection. The data obtained were analyzed using the quantitative descriptive analysis technique, combined with a qualitative descriptive analysis. The analysis of the data obtained through the completion of the Behavioural Scales for Pre-school Children (PKBSpt), the instruments supporting the planning and monitoring of activities, the records of the observations made point to the fact that the use of games as a learning strategy contributed to the development of cooperation among children, as well as to the improvement of the group's atmosphere.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32903
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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