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Title: O jogo como estratégia de ensino aprendizagem na aula de inglês no 1º CEB
Author: Bento, Maria Manuela Gouveia
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Jogo
Estratégia
Ensino-aprendizagem
Atividade lúdica
Defense Date: 14-Dec-2021
Abstract: Este relatório que apresento surge no âmbito da realização da Unidade Curricular de Prática de Ensino de Inglês, inserido no curso de mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório pretendo fundamentar aquilo que foi o meu estágio neste ciclo de ensino, apresentando e refletindo sobre algumas atividades de ensino-aprendizagem realizadas. Existem certamente várias estratégias para apoiar os alunos no desenvolvimento da sua aprendizagem. Este projeto apresenta apenas uma, o jogo. Assim, nesta atividade lúdica, o aluno está ativo e empenhado, colocando à prova as suas capacidades, enfrentando, muitas vezes os seus medos, aprendendo através da diversão, da novidade, tornando o jogo como um recurso educacional relevante e motivante na aprendizagem do Inglês. Em termos metodológicos, desenvolvemos um trabalho de tipo investigação, tendo implementado as atividades numa turma do 3.º ano de inglês curricular. O projeto procurou efetivamente recolher dados sobre o modo como as crianças viam o jogo enquanto estratégia de ensino-aprendizagem do Inglês, refletindo sobre a sua eficácia. A recolha de dados foi feita através de inquéritos e self-assessments Apesar do reduzido tempo de ação, acredito que os resultados obtidos neste projeto são positivos e clarificadores do sucesso deste recurso didático. Este projeto de investigação-ação procurou de uma certa forma contestar alguns argumentos que se mostram contra o jogo como ferramenta de ensino, apresentando sempre evidências na utilização do lúdico na educação, nomeadamente na Língua Inglesa.
This report that I present comes within the scope of carrying out the Curricular Unit of Practice in Teaching English, as part of the Master's course in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education. In this report. I intend to base what was my internship in this teaching cycle, presenting and reflecting on some teaching-learning activities carried out. There are certainly several strategies to support students in their learning development. This project features only one, the game. Thus, in this playful activity, the student is active and engaged, putting their abilities to the test, often facing their fears, learning through fun, novelty, making the game a relevant and motivating educational resource in English learning. In methodological terms, we developed an investigation type work, having implemented the activities in a 3rd year class of English curriculum. The project effectively sought to collect data on how children saw the game as an English teaching-learning strategy, reflecting on its effectiveness. Data collection was carried out through surveys and self-assessments. Despite the reduced time of action, I believe that the results obtained in this project are positive and clarifying the success of this teaching resource. This research-action project sought, in a certain way, to contest some arguments that are against the game as a teaching tool, always presenting evidence in the use of play in education, namely in the English language.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32901
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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