Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32819
Title: Aquisição de expressões fraseológicas em PLE (Português Língua Estrangeira): dificuldades dos aprendentes chineses
Author: Ruixi Liu
Advisor: Pita, Sara Topete de Oliveira
Keywords: Expressão fraseológica
Língua segunda
Dificuldade
Defense Date: 16-Dec-2021
Abstract: Em linguística, a fraseologia é o estudo de frases ou expressões fixadas pelo uso e com um sentido específico ou de uma língua. Estas expressões fixadas foram produzidas em função das necessidades da vida num contexto específico, e são usadas com frequência até hoje. Portanto, os falantes nativos de português têm a consciência natural em termos de aplicação e compreensão, mas para os estudantes chineses que são alunos de segunda língua, a fraseologia ainda é uma parte obscura. Inserido neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise do nível de compreensão e aplicação dessas expressões por alunos chineses e portugueses. Através da realização de um inquérito, analisar-se-ão e sintetizar-se-ão as dificuldades dos alunos na aprendizagem. Os resultados apontam que os alunos têm muito pouco conhecimento dos conceitos de fraseologismo, e os alunos chineses também têm grande dificuldade em termos de compreensão das expressões fraseológicas. Com base nos dados recolhidos, propõe-se que os docentes inovem os métodos de ensino no que diz respeito à compreensão das expressões e prestem mais atenção aos desvios dos alunos no processo de aprendizagem; por seu turno, recomenda-se que os alunos fortaleçam os conhecimentos nesta área e comuniquem ativamente com os habitantes locais.
In linguistics, phraseology is the study of phrases or expressions fixed by use and with a specific meaning or language. These fixed expressions were produced as a function of the needs of life in a specific context and are frequently used to this day. Therefore, native Portuguese speakers have a natural awareness in terms of application and understanding, but for Chinese students who are second language learners, phraseology is still an obscure part. Inserted in this context, the present work aims to carry out an analysis of the level of understanding and application of these expressions set by Chinese and Portuguese students. By conducting a survey, the difficulties of students in learning will be analyzed and summarized. The results show that students have very little knowledge of the concepts of phraseology, and Chinese students also have great difficulty in understanding phraseological expressions. Based on the collected data, it is proposed that teachers innovate methods in the understanding of expressions, pay more attention to students' errors during the learning process; it is also recommended that students strengthen their knowledge in this area and actively communicate with local people.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32819
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento _Liu Ruixi.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.