Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32618
Title: A produção de conteúdo audiovisual para o ensino de direção em contexto MOOC’s
Author: Ribeiro. Pedro Rosa
Advisor: Raposo, Rui
Keywords: Massive Open Online Courses
Direção de orquestra
Ensino online
Direção de ensembles musicais
Produção
Pré-produção
Pós-produção
Conteúdo audiovisual
Defense Date: 22-Jul-2021
Abstract: Vivemos numa era totalmente digital, onde todos os dias há um novo update da nossa atualização favorita. Torna-se difícil, por vezes, até mantermo-nos a par de tanta novidade. 2020 não está a ser um ano fácil para ninguém. Aqui o foco vai para o mundo estudantil. Numa altura, em que nos obrigam a estar fechados em casa, isto de vivermos nesta era digital cheia de atualizações não é assim tão mau pensado afinal. Mas aulas online não são, de todo, uma novidade para professores e alunos. Há uma pletora de cursos online nas mais variadas áreas. O foco deste projeto vai para o ensino e especialização na área da Direção de Orquestras. A inovação tecnológica que vivemos trouxe-nos o conceito de MOOC’s – Massive Online Open Courses. Estes, são cursos online abertos e acessíveis a várias pessoas, com um nível de suporte no conteúdo audiovisual enorme para o ensino da matéria lecionada. O grande foco deste projeto está na produção de um curso online em contexto MOOC’s e vai ser suportado por conteúdo audiovisual gravado em ambiente de sala de aula. Para além disso, tem como base o conteúdo produzido pela aluna Jaqueline da Silva Vieira no âmbito da sua tese de título “A pré-produção de vídeos para o ensino de Direção no contexto de MOOCs”, realizada no ano passado. Em suma, este projeto pretende produzir conteúdos audiovisuais para um MOOC multilíngue sobre a Direção de Orquestras, aberto e de fácil acesso e compreensão, tanto a nível didático como a nível gráfico e audiovisual, para todos os amantes da área de orientação de orquestra.
We live in a totally digital age, where every day there is a new update of our favorite app. It becomes difficult to keep up with so much news. 2020 has not been an easy year for anyone. Here the focus is on the student world. At a time when we are forced to be at home, living in this digital age full of updates is not so bad after all. But online classes are by no means a novelty for teachers and students. There is a plethora of online courses in the most varied areas. The focus of this project is on teaching and specialization in Orchestral Conducting. The technological innovation age we are experiencing has brought us the concept of MOOC’s - Massive Online Open Courses. These are online courses open and accessible to several people, with a huge level of support from audiovisual content when teaching a specific subject. The focus of this project is on producing an online course in the context of MOOC’s that will be supported by audiovisual content recorded in a classroom environment. In addition, it is based on the content produced by the student Jaqueline da Silva Vieira in the scope of her title thesis “The pre-production of videos for teaching Direction in the context of MOOCs”, held last year. In short, this project aims to produce audiovisual content for a multilingual MOOC on Orchestral Conducting, open and easy to access and understand, both at the educational and graphic and audiovisual levels, for all lovers of conducting an orchestra.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32618
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Pedro_Ribeiro.pdf5.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.