Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32572
Title: Banda desenhada, história de Portugal e desenvolvimento da escrita: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico
Author: Leite, Ana Filipa Dias
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Escrita
Banda desenhada
Ensino da língua materna
História de Portugal
2.º Ciclo do Ensino Básico
Defense Date: 27-Oct-2021
Abstract: O presente estudo pretendia usar a banda desenhada para explorar a relação entre o estudo da língua materna e da História de Portugal e desenvolver competências em expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 6.º ano de escolaridade. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será que a exploração da banda desenhada permite abordar a relação entre o estudo da língua materna e História do país? E promover o desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Explorar a relação entre o estudo da língua materna e a História do país e Desenvolver competências em expressão/produção escrita a partir da exploração de banda desenhada. Assim, concebemos uma intervenção didática, em que recorremos a lendas relacionadas com episódios da História de Portugal para levar os alunos a produzir textos escritos narrativos e a convertê-los em banda desenhada. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de produção escrita e envolvendo o recurso à banda desenhada. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido e desenvolvido competências em escrita associadas ao uso desse recurso.
This study aimed to use comics to explore the relations between the study of the mother tongue and of the History of Portugal and to develop competencies in writing in pupils attending the 6th grade. The project was supposed to help us find answers for the following research questions: Can we use comics to identify relations between the study of the mother tongue and the History of the country? And to develop competencies in writing in pupils attending the 6th grade? The research objectives were the following ones: To explore the relation between the study of the mother tongue and the History of the country and To develop competencies in writing using comics. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we used legends related to episodes of the History of Portugal to lead the pupils to writing narrative texts and converting them in comics. Using a qualitative research methodology based on case study, we collected data concerning the pupils’ performance in situations involving writing narrative texts and converting them in comics. The content analysis of these data revealed that the pupils had really developed competencies in writing related to the use of that resource.
Cette étude avait pour but d’utiliser la bande dessinée pour explorer les rapports entre l’étude de la langue maternelle et l’Histoire du Portugal et développer des compétences en écriture chez des élèves de sixième. Le projet était guidé par deux questions de recherche : Est-ce que l’on peut utiliser la bande dessinée pour identifier des rapports entre l’étude de la langue maternelle et l’Histoire du pays ? Et pour développer des compétences en écriture chez des élèves du collège ? Il y avait aussi deux objectifs de recherche : Identifier les rapports entre l’étude de la langue maternelle et l’Histoire du pays et Développer des compétences en écriture en ayant recours à la bande dessinée. Par conséquent, on a préparé une intervention didactique au cours de laquelle on a utilisé des légendes liées à des épisodes de l´histoire du Portugal pour amener les élèves à écrire des textes narratifs et à les transformer en bandes dessinées. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant la performance des élèves dans des activités d’écriture impliquant le recours à la bande dessinée. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les élèves avaient effectivement développé des compétences en écriture liées à l’utilisation de cette ressource.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32572
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Leite.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.