Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32550
Title: Ensino ativo na promoção do pensamento crítico: aprendizagem docente em contextos online
Author: Medeiros, Rosana Muniz de
Advisor: Vieira, Rui Marques
Souza, Francislê Neri de
Keywords: Estratégias
Pensamento crítico
Ensino ativo online
Aprendizagem ativa online
Formação docente no pensamento crítico
Defense Date: 30-Sep-2021
Abstract: As investigações acerca da formação de professores defendem a necessidade desses profissionais se manterem em um processo contínuo de desenvolvimento profissional, social e pessoal. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar fatores positivos de uma experiência prática de formação contínua de professores, destinada à promoção do pensamento crítico com estratégias de ensino ativo. O estudo abrangeu, em diferentes fases, 206 professores de 80 escolas da rede privada do estado de São Paulo, Brasil. A formação se desenvolveu através de videoaulas, atividades online e práticas presenciais de desenvolvimento de pensamento crítico, aplicadas aos alunos pelos professores em formação. Para tal, elegeram-se as seguintes questões de investigação: quais são as expectativas e níveis de satisfação alcançados pelos professores numa formação online? Que evidências são reveladoras de que o estímulo ao questionamento contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico dos docentes em formação, assim como dos alunos, por aqueles observados? Os dados foram recolhidos através de questionários, testes e relatórios disponibilizados pelos formandos e analisados qualitativamente, por meio do software webQDA. A partir dos resultados obtidos no teste do pensamento crítico Cornell (Nível X), a formação favoreceu um reconhecimento pessoal em termos do próprio nível desse tipo de pensamento nos docentes. Em termos de expectativas, contribuiu para um maior conhecimento e domínio de estratégias de ensino ativo destinadas ao desenvolvimento do pensamento crítico; quanto ao nível de ligação, ampliou conhecimentos para uma aplicação prática do pensamento crítico dos alunos; em termos de aprendizagens docentes, os participantes adquiriram melhor nível cognitivo e de natureza sobre as Ciências, Tecnologias e Sociedade (CTS) nos questionamentos; valorizaram mais o “tempo de espera” na obtenção de respostas reflexivas e na priorização dos conhecimentos. No âmbito das aprendizagens discentes, as quais foram observadas em contexto de atividade prática formativa docente, os alunos desenvolveram capacidades para elaborar questionamentos de maior nível cognitivo de natureza CTS; tornaram-se mais participativos. Nesses aspectos, o estudo representa um contributo para a investigação no campo educacional, pois a proposta de formação online para o desenvolvimento do pensamento crítico, centrada em estratégias que prestigiem o ensino ativo, é uma via de mudança positiva nas práticas dos professores e na aprendizagem de seus alunos.
Investigations about teacher training have been advocating the need for these professionals to remain in a process of continuous professional, social, and personal development. This study was conducted in order to identify positive factors of a practical experience of continuous training of teachers, in promoting critical thinking, with active teaching strategies. The study covered, in different phases, 206 teachers, from 80 schools, from a private network, in the state of São Paulo, in Brazil. The training was developed through video classes, online activities, and face-to-face practices of critical thinking development, applied to students, from teachers in training. To this end, the following research questions were chosen: What are the expectations and levels of satisfaction achieved by teachers, in an online training? Which evidences are revealing that the stimulus to the questioning contributed to the development of the critical thinking of the teachers in formation, and of the students, for these observed? The data were collected through questionnaires, tests, and reports, made available by the trainees, and analyzed qualitatively, using the webQda software. Based on the results obtained in the Cornell critical thinking test (Level X), the training favored a personal recognition in terms of the very level of this type of thinking, in the teachers. In terms of expectations, he contributed with greater knowledge in the domain of active teaching strategies for the development of critical thinking; as for the level of satisfaction, it expanded knowledge for a practical application in the development of students' critical thinking; in terms of teachers' learning, the participants acquired a better cognitive level and the nature Sciences, Technology and Society (STS), when questioning; valuing more the waiting time in obtaining reflective responses, in prioritizing knowledge. With regard to observed student learning, in the context of practical teaching training activity, they developed capacities to develop questions of a higher cognitive level and the nature; they have become more participatory. In these aspects, the study represents a contribution to research in the educational field, given that the online training proposal, for the development of critical thinking, centered on strategies that favor active teaching, is a way for a positive change in the practices of teachers and in the learning of their students.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32550
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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