Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32449
Title: Atividades de visualização com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Santos, Ana Filipa Nunes dos
Advisor: Neto, Maria Teresa Bixirão
Keywords: Visualização
Pré-escolar
1.º CEB
Matemática
Transposição 2D/3D
Coordenação motora fina
Raciocínio geométrico
Defense Date: 22-Feb-2021
Abstract: A matemática desempenha um papel significativo no desenvolvimento pessoal e social da criança. O presente estudo, elaborado com base na intervenção realizada no âmbito do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da visualização, no plano e no espaço, com recurso a atividades matemáticas: puzzles no plano e no espaço e a réplica da Ponte de Leonardo da Vinci presente na brochura Learning Math with Interactive Experiments. As questões de investigação são: “De que forma as atividades propostas podem desenvolver competências de visualização no plano e no espaço nas crianças do Pré-Escolar e nos alunos do 1.º CEB?” e “Que estratégias usam as crianças para elaborarem construções no plano e no espaço?”. Assim, definiram-se os seguintes objetivos orientadores: Identificar estratégias utilizadas na realização de construções no plano e no espaço, que envolvam a capacidade espacial em crianças do Pré-Escolar e de alunos de uma turma do 3.º ano; Identificar as dificuldades de crianças do Pré-Escolar e de alunos de uma turma do 3.º ano na execução de construções no plano e no espaço que envolvam a capacidade espacial e no plano; Analisar a motivação e interesse das crianças e dos alunos relativamente às atividades de visualização desenvolvidas. Com vista a alcançar estes objetivos levou-se a cabo um estudo de caso, tendo sido aplicados diversos instrumentos de recolha de dados: observação direta, registo audiovisual e documentos escritos. O presente estudo tem por base dados recolhidos num grupo de vinte cinco crianças do Pré-Escolar e de um grupo de vinte e um alunos de uma turma do 3.º ano do 1.º CEB, ambos pertencentes a instituições situadas no distrito de Aveiro. Os resultados obtidos indicam que as crianças demonstraram diversas habilidades previstas nas brochuras Geometria Textos de Apoio para Educadores de Infância e Geometria e Medida no Ensino Básico, como manipular, rodar, capacidade de visualização, entre outras, no desenvolvimento das atividades propostas.
Mathematics plays an important role in the child’s personal and social development. The following study, based on the intervention performed in Pre-school and Elementary school contexts, aims at achieving in-depth knowledge and developing plane and space visualization through mathematical activities: plane and space jigsaws and a replica of the Leonardo da Vinci’s bridge presented in the leaflet Learning Math with Interactive Experiments. The research questions are: “In which way can the proposed activities develop competencies in plane and space visualization of Pre-school children and 3rd year Elementary school students?” and “Whats strategies are used by children in order to complete plane and space constructions?”. Thus, the following goals were set: Identifying strategies used in the accomplishment of plane and space constructions, involving the spatial ability of Pre-school and 3rd year Elementary school students; Identify the difficulties of Pre-school and 3rd year Elementary school students in the accomplishment of plane and space constructions, involving spatial and plane ability; Analyze the children’s and students’ motivation and interest towards the visualization activities carried out. In order to achieve these goals, a qualitative case study was undertaken, applying several data collection tools. The following study was based on data collected from a group of 25 Pre-school children and 21 3rd grade students, both groups from schools located in Aveiro. The achieved results acknowledge that children demonstrated several competencies pointed out in the “Geometria Textos de Apoio para Educadores de Infância” and “Geometria e Medida no Ensino Básico” flyers, such manipulation, rotation and visualization skills, among others, in the accomplishment of the proposed tasks.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32449
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Santos.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.