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dc.contributor.authorMagalhães, Carlapt_PT
dc.contributor.authorPaço, Armindapt_PT
dc.contributor.authorAlonso, Hugopt_PT
dc.contributor.authorOliveira, Martapt_PT
dc.date.accessioned2021-10-22T11:40:15Z-
dc.date.available2021-10-22T11:40:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32443-
dc.description.abstractEste estudo analisa a influência de determinados estímulos de marketing (propaganda, informação veiculada e preço) no consumo de produtos ecológicos, comparando o comportamento dos consumidores portugueses das gerações X e Y. Através de uma pesquisa quantitativa, crosssectional, com base num questionário online, cujos resultados foram analisados com recurso ao software SPSS Statistics 25, concluímos que existem algumas semelhanças entre ambas as gerações, como a capacidade de identificação dos produtos ecológicos e a predisposição para a sua compra, o impacto positivo das campanhas de comunicação com apelo emocional e a perceção da importância dos rótulos dos produtos ecológicos. A variável que mais distingue o comportamento de ambas as gerações é o preço, pois a geração Y está mais predisposta a pagar um valor superior por um produto ecológico. Esta investigação contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor, especialmente no âmbito da variável “geração”, aplicado ao contexto do consumo de produtos ecológicos. Também ajuda as empresas a posicionarem-se melhor na relação com os consumidores de ambas as gerações analisadas. A definição de estratégias de targeting mais acuradas relativamente à promoção, preço e decisão de compra pode então tomar como ponto de partida os resultados deste estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis study analyzes the influence of certain marketing stimuli (advertising, information conveyed and price) on the consumption of ecological products, comparing the behavior of Portuguese consumers of generations X and Y. Through a quantitative, cross-sectional research, based on an online questionnaire, whose results were analyzed using the SPSS Statistics 25 software, we concluded that there are some similarities between both generations, such as the ability to identify ecological products and the predisposition for their purchase, the positive impact of communication campaigns with emotional appeal and the perception of the importance of the labels of ecological products. The variable that most distinguishes the behavior of both generations is price, since generation Y is more likely to pay a higher price for an ecological product. This investigation contributes to the literature on consumer behavior, especially within the scope of the “generation” variable, applied to the context of consumption of ecological products. It also helps companies to better position themselves in the relationship with consumers of both generations analyzed. The definition of more accurate targeting strategies in relation to promotion, price and purchase decision can then take as a starting point the results of this study.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_PT
dc.relationUIDB/04106/2020pt_PT
dc.relationUIDP/04106/2020pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing verdept_PT
dc.subjectProdutos ecológicospt_PT
dc.subjectEstímulos de marketingpt_PT
dc.subjectGeração Xpt_PT
dc.subjectGeração Ypt_PT
dc.titleMarketing Verde: comparando o consumo de produtos ecológicos nas gerações X e Ypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage339pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.lastPage355pt_PT
degois.publication.titleCBR - Consumer Behavior Reviewpt_PT
degois.publication.volume5pt_PT
dc.identifier.doi10.51359/2526-7884.2021.250619pt_PT
dc.identifier.essn2526-7884pt_PT
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SCG - Artigos

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