Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32417
Title: Estilo de interacção do professor com crianças com e sem necessidades educativas especiais: bem-estar emocional e implicação da criança
Author: Lourenço, Maria Catarina Canhoto Martins Vaz
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Activação do desenvolvimento psicológico
Relações professor-aluno
Ensino-aprendizagem - Aspectos psicológicos
Atitudes dos professores
Defense Date: 1998
Abstract: O principal objectivo desta dissertação consiste em identificar o estilo de interacção do professor a partir da observação do relacionamento interpessoal com os seus alunos com e sem NEE. A nossa atenção centra-se na atitude do professor face ao vivido pela criança, assumindo particular importância a observação do diálogo estabelecido na procura de suporte às emoções. Ao considerarmos as três dimensões do comportamento do professor (estimulação, sensibilidade e autonomia) procuramos identificar as suas características pessoais e perceber até que ponto elas afectam a sua capacidade de motivar, promover e implicar a criança no processo de aprendizagem. Não bastará, portanto, um estudo sobre as qualidades relacionais do professor, conseguindo identificar o seu estilo de interacção com a ajuda da Adult Style Observation Schedule (ASOS – Forma A), (Bertram, Pascal & Laevers, 1996), assume tambem particular importancia a avaliafao de outros parametros de qualidade - o nfvel de implicafao da crianfa e o seu nfvel de bem-estar emocional. Para tal recorremos a Involvement Assessment Sheet (LIS - YS), (Laevers, 1994) e a Em. We/I-Being Schedule (Laevers, 1997). O estudo empírico, conduzido a partir de uma amostra de cinco professores de três escolas do 1 ° Cicio do Ensino Básico e de um total de catorze alunos, com e sem NEE, dos diferentes grupos, permitiu: - ldentificar diferentes estilos de interacção nos professores observados, com diferenças significativas na dimensão da sensibilidade e da autonomia, mais notórias na última; - Verificar que na maioria das situações observadas não se perceberam diferenças significativas nas interacções estabelecidas com crianças com e sem NEE, mantendo-se o estilo de interacção predominante no professor; - Verificar que o estilo de interacção do professor constitui um factor determinante na qualidade das experiências proporcionadas às crianças.
The main goal of this dissertation consists of identify the teacher’s style of interaction, having as "base-line" the observation of the interpersonal relationship he/she establishes with his/her pupils with and without Special Educational Needs. Our attention centres on teacher' attitude at child' experiencing, assuming that the observation of the established dialogue (by The teacher) to support child's emotions, plays a particularly important role in the framework of the study. As we consider the three dimensions of teacher’s behaviour (stimulation, sensibility and autonomy), we seek to identify his/her personal characteristics and to understand until what point they affect his/her capacity to motivate, promote and involve child in the learning process. It wouldn’t be enough a study about the relational qualities of teachers, using a specific instrument Adult-Style Observation Schedule (ASOS-ECE - Form A), (Bertram, Pascal & Leavers, 1996). The assessment of other quality parameters of educational context - the child’ emotional well-being and involvement levels assumes particular importance too. So we used the Child’s Emotional WellBeing Scale (Laevers, 1997) and the Leuven Involvement Scale for Yong Children (LIS-YS), (Laevers, 1994). The empiric study, based on a sample of five teachers and fourteen pupils with and without Special Educational Needs from three primary schools, has permitted: - To identify different styles of interaction on the observed teachers, with significant differences on the dimensions of sensibility and autonomy, more notorious on the last one; - To verify that, in most situations observed, we didn’t perceive significant differences on the interactions established with children with and without Special Educational Needs, being maintained the predominant teacher’s style of interaction; - To verify that the teacher’s style of interaction constitutes a determinant factor on the quality of the experiences available to the children.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32417
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria_Lourenço.pdf14.07 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.