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http://hdl.handle.net/10773/32348
Title: | (Re)pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico: as práticas pedagógicas V e VI na Universidade dos Açores |
Author: | Gomes, Emília Maria Ferreira de Sousa |
Advisor: | Medeiros, Maria Teresa Pires de |
Keywords: | Prática pedagógica Supervisão Formação inicial Ensino reflexivo Formação de professores |
Defense Date: | 2001 |
Abstract: | À formação de professores são exigidos novos papéis e
funções em virtude das mudanças no contexto sócio-económico
e cultural dos nossos dias. Daí a necessidade de
uma adequação da formação inicial a essas exigências.
A Prática Pedagógica como campo específico da formação
inicial de professores. constitui uma área promotora de
múltiplas reflexões através das quais se pretende equacionar e
identificar novas concepções de formação que desafiem e
ajudem os futuros professores a responderem aos renovados
desafios colocados pelos diferentes contextos de acção
educativa em que se integram ou poderão vir a integrar-se.
Neste âmbito é fundamental que aos futuros professores seja
possível o desenvolvimento de capacidades e competências
promotoras de um desempenho profissional reflexivo e
autónomo. São estes os pressupostos do presente estudo que
visa contribuir para a análise das representações dos diferentes
intervenientes relativamente aos modelos de Supervisão e das
Práticas Pedagógicas V e VI no Curso do Bacharelato de
Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
e no Plano de Curso de transição para a Licenciatura em
Educação 1º Ciclo da Universidade dos Açores (campus de
Ponta Delgada).
Os participantes deste estudo foram: os estudantes na
formação inicial, os professores formados no CIFIOP/DCE da
Universidade dos Açores (campus de Ponta Delgada), os
cooperantes e supervisores das Práticas Pedagógicas V e VI.
Foram construídos e administrados três instrumentos de
recolha de informação: Questionário de Caracterização e de
Representações de Formação, Escala de Modelos de
Supervisão e Escala de Práticas Pedagógicas, tendo sido
validados para o efeito, os quais foram aplicados às diferentes
amostras.
Os resultados obtidos neste estudo exploratório de natureza
quantitativa sugerem que todos os participantes têm
preferência por um modelo misto com características do
reflexivo e do da aprendizagem pela descoberta guiada. A
nível das Práticas Pedagógicas os resultados não sugerem
diferenças significativas entre as respostas das várias
amostras.
Expressaram-se, finalmente, algumas limitações deste estudo
e apontaram-se sugestões para novas investigações. Teacher education must take into account the evolution at socio-economic and cultural level. Therefore, it is necessary to adapt former teacher training to the new context demand. Pedagogical practice as a specific field of former teacher Training functions as an important area to reflect upon. This reflection may lead to the identification and comparison between new conceptions of teacher education which might help future teachers to face the new challenges placed by the different educational contexts where they work or might one day work in. So, it is fundamental to develop in the future teachers competencies which might lead to a reflexive and autonomous professional performance. These are the premises of the present study, which analyses the conceptions of the different participants on what concerns the models of Supervision and Pedagogical Practices V and VI of the elementary school teachers course from University of the Azores, aspiring to contribute to eventual changes on the Pedagogical Practice Model from University of the Azores. The participants in this study were: i) student on the 3rd and 4th years of the course: ii) cooperating teachers: iii) supervisors of the Pedagogical Practices V and VI: and iv) teachers who have previously undertook the course of CIFOP/DCE from University of the Azores (Ponta Delgada campus). Data was collected using three different questionnaires: i) an inquiry for the participants characterization and for their teacher education conceptions; ii) a scale of supervision models: and iii) a scale of pedagogical practices. These instruments were previously tested and then applied to the different samples. The participants preferred an heterogeneous supervision model, containing aspects of the reflective and of the guided discovery models. Concerning the pedagogical practices, the results don't suggest any significant differences between the sampled populations. At last, some limitations of the study are pointed out and some suggestions for future investigations are made. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32348 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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