Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32270
Title: Plano de marketing para a empresa Portugalpet
Author: Roca, Nicole Salomé Fernandes Silveira
Advisor: Amaral, Irina Adriana Saur
Keywords: Plano de marketing
Planeamento de marketing estratégico
Setor pet
Defense Date: 14-Jul-2021
Abstract: Os investigadores na área de marketing salientaram a importância que a elaboração de um plano de marketing tem para empresas de todas as dimensões, sendo que é um documento que orienta a ação das empresas de uma forma mais objetiva e de acordo com as tendências do mercado, devendo estar integrado com os objetivos estratégicos de negócio das mesmas. Contudo, muitas empresas desvalorizam a importância do planeamento de marketing para o sucesso das suas atividades. Este projeto tem como principal objetivo a criação de um plano de marketing para a empresa Portugalpet. Procura-se responder à seguinte questão de investigação: Como desenvolver um plano de marketing para a empresa Portugalpet? Começa-se a realizar uma revisão da literatura, apresenta-se o que é um plano de marketing, com a apresentação de vários modelos de planos de marketing e a escolha do modelo de plano de marketing a adotar pela empresa Portugalpet. Recorrendo a uma metodologia mista e à estratégia de investigação de estudo de caso, constrói-se um plano de marketing para essa empresa. O horizonte temporal do plano de marketing abrange o período do dia 1 de setembro de 2021 até ao dia 31 de agosto de 2024. Apesar de serem apresentadas limitações na realização deste projeto, como a falta de dados atualizados do setor pet e a inadaptação da metodologia de investigação prevista a utilizar numa fase inicial, o objetivo de investigação é atingido.
Several researchers in the marketing area have highlighted the importance that the elaboration of a marketing plan has for companies of all sizes, being a document that guides the action of companies in a more objective way and according to market trends, and should be integrated with the strategic business objectives of the same. This project has as main goal the creation of a marketing plan for the company Portugalpet. Therefore, it is intended to answer the following research question: How to develop a marketing plan for Portugalpet? It begins with a literature review about marketing plan, with the presentation of several marketing plans and the choice of the marketing plan model to be adopted by the company Portugalpet. Using a mixed methodology and the case study research strategy, we build a marketing plan for that company. The time horizon of the marketing plan covers the period from 1 September 2021 to 31 August 2024. Despite the limitations of this project, such as the lack of updated data on the pet sector and the unsuitability of the research methodology to be used in an initial phase, the research objective is achieved.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32270
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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