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Title: Impacto da pandemia de COVID-19 na hotelaria: estratégias para a recuperação do setor
Author: Machado, Catarina Costa
Advisor: Brandão, Filipa
Keywords: Covid-19
Hotéis
Comportamento do consumidor
Recuperação estratégica
Gestão de crises
Defense Date: 29-Jul-2021
Abstract: A perspetiva de crescimento económico sólido no que toca ao setor do turismo foi abalada pelo aparecimento da pandemia de Covid-19. A expansão da propagação do vírus transformou rapidamente uma crise sanitária numa crise económica mundial que impactou todos os setores de atividade. Apesar de ser considerada uma das indústrias mais proeminentes a nível mundial, justificada pela sua importância económica, é, ao mesmo tempo, caracterizada pela sua fragilidade a eventos externos que afetam a sua estrutura. Por meio da mais recente crise sanitária, é possível entender que o seu aparecimento não se cinge, apenas, às questões sanitárias, as suas consequências estendem-se ao campo económico, social e ambiental. O presente estudo tem como principal finalidade expor os impactos da pandemia no setor turístico, em particular, na hotelaria, analisar de que forma esta tem a capacidade e agilidade de se readaptar ao “novo” normal e às novas preferências dos consumidores. Em cenários de crise e pré-crise, exige-se que as organizações se munam de ferramentas e conhecimento que as auxiliem na previsão de eventos negativos, respetiva recuperação e minimização dos efeitos. A dissertação suporta-se da combinação entre a abordagem qualitativa e quantitativa. Como método qualitativo recorre à análise de entrevistas a grupos hoteleiros portugueses. Por seu turno, a recolha de dados quantitativos foi obtida por meio de um inquérito por questionário. Esta combinação deu origem a importantes conclusões sobre as perspetivas tanto do lado da oferta como da procura. As conclusões juntam não só um conjunto de implicações e sugestões para possíveis trabalhos futuros como também fornecem evidências para os gestores hoteleiros, visto que contribuem para um aprofundamento do conhecimento das exigências dos “novos” consumidores. Os resultados mostram que há uma crescente preocupação/ valorização com a higiene e segurança durante as estadias. Contudo, as conclusões apontam para a consciencialização de novas práticas que garantam a satisfação destas necessidades, por parte dos meios de alojamento.
The prospect of solid economic growth in the tourism sector was shattered by the outbreak of the Covid-19 pandemic. The spread of the virus quickly turned a health crisis into a global economic crisis that impacted all business sectors. Although it is considered one of the most prominent industries worldwide, justified by its economic importance, it is at the same time characterized by its fragility to external events that affect its structure. With the most recent health crisis, it is possible to understand that its emergence is not only limited to health issues, but its consequences also extend to the economic, social, and environmental fields. The main purpose of this study is to show the impacts of the pandemic in the tourism sector, in particular, in the hotel business, as well as to analyse how this sector has the ability and agility to readapt to a "new" normal and to new consumer preferences. In crisis and pre-crisis scenarios, organizations are required to equip themselves with tools and knowledge that can help them predict negative events, recover from them, and minimize their effects. This hypothesis is based on a combination of a qualitative and quantitative approach. The qualitative method uses the analysis of interviews with Portuguese hotel chains. In turn, quantitative data collection was obtained through a questionnaire survey. This combination gave rise to important conclusions about both respondents’ and managers’ perspectives, ie. of both supply and demand chains. The findings bring together not only a set of implications and suggestions for possible future work, but also provide evidence for hotel managers as they contribute to a deeper understanding of the demands of the "new" clients. The results show that there is a growing concern/ appreciation for hygiene and safety during stays. However, the conclusions point to the awareness of new practices that ensure that these needs are met by accommodation facilities.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32231
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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