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Title: Ensino remoto e a formação de professores: novos padrões de questionamentos?
Author: Rocha, Tânia Regina da
Lopes, Betina da Silva
Keywords: Ensino remoto
Formação de professores
Padrão de questionamentos
Pandemia Covid-19
Issue Date: Dec-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: O presente trabalho faz parte de uma pesquisa pós doutoral, em fase inicial, que visa investigar o padrão de questionamentos de professores e acadêmicos, durante o processo formativo dos futuros professores, frente às implicações decorrentes do Covid -19. A rotina da população mundial foi alterada. As esferas governamentais e institucionais determinaram restrições para a educação presencial. Sob a máscara da inovação, contracenada com o uso das tecnologias digitais, as redes de ensino passaram a implantar, de forma improvisada, as denominadas “atividades pedagógicas não presenciais”, aprovadas no Parecer CNE nº 5/2020 (BRASIL, 2020). A uniformização dessa nova prática educativa, destinada a todos, gerou diversos questionamentos nos envolvidos com a educação em geral. A comunidade acadêmica e cientifica da área de formação de professores organizou diversos debates; trouxe à tona muitos questionamentos e reflexões referentes a essas novas práticas pedagógicas. Neri e Rodrigues (2016; 2014) concebem os questionamentos como uma capacidade fortemente ligada à curiosidade, pensamento crítico e à vontade de aprender mais e melhor. Por sua vez, Lopes (2013) e diversos outros autores consideram que a formulação de questões, e a procura de respostas, é fundamental para o desenvolvimento e aplicação de competências centrais, tais como o pensamento crítico e reflexivo. Essas competências são importantes para que os novos professores desenvolvam a capacidade de lidar com situações problema imprevisíveis, já que essa é uma característica inerente da profissão docente. A investigação deste estágio pós doutoral será desenvolvida através da análise da percepção de docentes, supervisores e coordenadores desses cursos oferecidos pela Universidade de Aveiro (PT) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - (BR) referente aos padrões de questionamentos levantados no período da pandemia. A importância da realização de estudos sistemáticos sobre os padrões de questionamento em contextos de aprendizagem virtual se acentua, ainda mais, frente ao ensino remoto em execução devido ao distanciamento social, provocado pelo Covid-19. A pesquisa proposta, está a desenvolver-se de acordo com a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa de índole exploratória, inspirada nos princípios de Minayo (2016), Ludke e André (2013) e identifica-se como Estudo de Múltiplos Casos, pois envolve uma universidade portuguesa e uma brasileira. Na UDESC vários questionamentos foram levantados em “ciclos de palestras online: reflexões interdisciplinares sobre a pandemia”, (RIPA, 2020, p.8) e curso online entre outros. A ênfase dos questionamentos nesse ciclo girou em torno das situações emergentes: “Como desenvolver uma educação inclusiva considerando a diferenças sociais e econômicas dos acadêmicos? Como estudar sem ter disponíveis a estrutura tecnológica e psicossocial? Qual a possibilidade e importância de retornar, ou não, às atividades de ensino em meio as dificuldades presentes?”. Outros questionamentos foram sobre as especificidades do processo de mediação pedagógica, quando o contexto de ensino e aprendizagem é online para reposição/continuidade dos estudos na conjuntura da pandemia. Enfim, foram levantados questionamentos cognitivos que geraram novas possibilidades de aquisição de conhecimentos, na área de formação de professores. A coleta de dados por entrevistas semiestruturadas a supervisores e coordenadores de cursos de formação de professores estão fundamentadas em Manzini (2006). A análise e interpretação deste corpus investigativo ancora-se nos princípios da Análise de Conteúdo preconizada por Bardin (2011). Com base nos dados coletados entre os educadores da UDESC, organizaram-se quatro categorias de análise: especificidades psicossociais; estruturas tecnológicas de inclusão; questões político-pedagógicas; aquisição do conhecimento de professores em formação no cenário de pandemia. Nos meses de março a maio os questionamentos se concentraram nas duas primeiras categorias. As demais tornaramse mais frequentes nos meses posteriores. Espera-se que os resultados parciais dessa pesquisa, contribuam para o aprofundamento do uso do questionamento referente ao aprendizado por competências e motive outras investigações junto à comunidade acadêmica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32197
DOI: 10.34624/gm7z-7b14
ISBN: 978-972-789-664-6
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

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