Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32026
Title: A comunicação intercultural e o seu impacto na integração de indivíduos em contexto empresarial
Author: Lebre, Inês de Amorim Pereira Marinho
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Cultura
Comunicação
Contexto empresarial
Comunicação organizacional
Comunicação intercultural
Dimensões culturais
Defense Date: 23-Jul-2021
Abstract: A discussão antropológica acerca do impacto da cultura no modo como os indivíduos comunicam, pensam e agem em sociedade constitui, ainda nos dias de hoje, um importante objeto de estudo para compreender a integração dos mesmos nas organizações, quando em contexto intercultural. É neste âmbito que este trabalho se propõe, através da realização de uma revisão da literatura especializada, a estudar o impacto da comunicação intercultural na integração dos indivíduos em contexto empresarial: como um obstáculo ou como uma mais-valia. A presente dissertação tem como objetivo relacionar os conceitos de comunicação organizacional, comunicação intercultural, cultura e cultura organizacional, a fim de perspetivar o impacto da interculturalidade na realidade organizacional. Assim, será também contemplada neste estudo uma análise global às abordagens das dimensões interculturais exploradas por Geert Hofstede, Fons Trompenaars e Charles Hampden-Turner, Edward Hall, Richard Lewis, Shalom Schwartz e Robert House – autores inspirados pelo estudo da interculturalidade e cujas obras aprofundam as diferenças culturais e como estas condicionam o funcionamento das empresas. Por último, são interligados os conceitos e dimensões supramencionadas com abordagens ao tema mais atuais, com o intuito de analisar os modelos culturais à luz de uma perspetiva mais crítica e atualizada, concluindo-se então quais os fatores que determinam a eficácia das relações interculturais nas práticas de gestão, nas práticas organizacionais e na satisfação dos colaboradores.
The anthropological discussion about the impact of culture on the way individuals communicate, think and act within society is, still nowadays, an important object of study to understand individual's integration in organizations, especially when in an intercultural atmosphere. This work proposes, through a specialized literature review, to study the impact of intercultural communication on the integration of individuals in a business context: as being an obstacle or, in the opposite direction, as a key asset for the success of the integration process. This dissertation aims to relate a panoply of concepts - organizational communication, intercultural communication, culture, and organizational culture - to put into perspective the impact of interculturality on the organizational sphere. As such, this work provides a global analysis of the approaches to intercultural dimensions explored by Geert Hofstede, Fons Trompenaars and Charles Hampden-Turner, Edward Hall, Richard Lewis, Shalom Schwartz and Robert House - authors inspired by the interculturality concept and whose works delve into cultural differences and how these suggest the functioning of companies. Finally, the aforementioned concepts and dimensions are interconnected with more current approaches to the subject, in order to analyze cultural models in the light of a more critical and updated perspective, thus concluding which factors determine the effectiveness of intercultural relations in management practices, organizational practices and employee satisfaction.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32026
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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