Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31998
Title: Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
Author: Rodrigues, Ana
Sá, Patrícia
Peixinho, Joana
Silva, Patrícia
Couceiro, Fernanda
Keywords: Educação em Ciências
Ensino experimental das Ciências
Recursos educativos digitais
1.º ciclo do ensino básico
Guiões didáticos
Issue Date: 2019
Publisher: U. Porto Edições
Abstract: Nesta comunicação pretende-se apresentar o projeto Recursos Educativos Digitais desenvolvidos para a área de Ciências Experimentais (RED_Ciências), coordenado pela Direção-Geral de Educação e que envolve equipas de investigadores da Universidade de Aveiro (Didática das ciências) e Universidade Nova de Lisboa (Multimédia), enquadrado no Programa Operacional Capital Humano (POCH). Este projeto, com a duração de três anos, tem como finalidades: i) Conceber/adaptar, produzir, validar, implementar e avaliar recursos educativos digitais de apoio às práticas de ensino experimental das ciências para professores do 1.ºCEB com vista à promoção da aprendizagem dos alunos; ii) conceber, produzir, validar, implementar e avaliar recursos multimédia sobre temas de ciências (ex. jogos, quiz, infografias, vídeos) para alunos do 1 .º CEB que promovam aprendizagens autónomas, induzidas por mecanismo de feedback que disponibilizam e permitam autoavaliação e autorregulação; e iv) desenvolver um Website onde os RED_Ciências serão disponibilizados com acesso livre promovendo a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento destes RED_Ciências parte dos oito guiões didáticos concebidos no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1 .º Ciclo do Ensino Básico (PFEEC) (Despacho n.0 2143/2007, de 9 de Fevereiro e Despacho n.0 701/2009, de 9 de Janeiro), e foca os temas: RED_C1 - Explorando ... sustentabilidade da vida na Terra RED_C2 - Explorando ... complexidade do Corpo Humano RED_C3 - Explorando ... luz, sombras e imagens RED_C4 - Explorando ... eletricidade, lâmpadas, pilhas e circuitos RED_C5 - Explorando ... flutuação de objetos em líquidos RED_C6 - Explorando ... mudanças de estado físico RED_C7 - Explorando ... plantas, germinação e crescimento RED_C8 - Explorando ... dissolução em líquidos Os RED_Ciências incluem componentes multimédia e interativas e encontrar-se-ão alojados num website, com opção de perfil de professor ou aluno. Cada um dos temas encontra-se organizado em: i) Enquadramento curricular onde consta a articulação das aprendizagens esperadas específicas de cada temática e das aprendizagens esperadas transversais com os documentos curriculares em vigor para o Estudo do Meio; ii) Enquadramento conceptual de cada temática abordada; iii) Atividades práticas de natureza diversificada organizadas por questões-problema, com vídeos-dicas para o professor sobre a preparação de recursos para a aula e propostas de registos para os alunos em formato editável; e iv) Avaliação de e para as aprendizagens, onde se disponibilizam propostas de atividades de avaliação de aprendizagens (ex. quizz) e Instrumentos de registo de avaliação das aprendizagens dos alunos (ex. rúbricas), em formato editável. Tendo por base o método Design-Based Research, os RED_Ciências serão desenvolvidos ao longo de ciclos iterativos que envolvem a análise, desenho, implementação, avaliação e redesenho. Serão utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados (ex. inquérito focus group, observação, compilação documental) que permitirão fazer a sua triangulação. Os procedimentos de análise serão predominantemente qualitativos, nomeadamente, técnica de análise de conteúdo com recurso ao software WebQDA.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31998
Publisher Version: https://enec2019.fc.up.pt/storage/app/media/ENEC-Abstract-Book.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações
DEP - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEC-Abstract-AVR_PS_JP_PS_FC.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.