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Title: Aprender a conservar a Natureza: jogo com Realidade Aumentada integrado na app interativa “EduPARK”
Author: Rodrigues, Ana Rita Monteiro
Pombo, Lúcia
Neto, Teresa
Keywords: EduPARK
Inovação
Aprendizagem
Realidade Aumentada
Game-based learning
Conservação da Natureza
Issue Date: Feb-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A investigação que se apresenta integra-se no trabalho de doutoramento em Multimédia em Educação que se insere no âmbito do projeto EduPARK. O EduPARK é um projeto que combina realidade aumenta, game based learning e geocaching no Ensino das Ciências, tendo por base a criação de uma app interativa. A app EduPARK destina-se a ser explorada por alunos e professores desde o Ensino Básico ao Superior e também por Turistas no Parque da cidade de Aveiro. No projeto de tese, pretende-se: i) desenvolver um guião educativo interdisciplinar, a integrar na app, sobre a temática da conservação da natureza; ii) envolver ativamente os alunos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico na aprendizagem sobre esta temática e iii) avaliar o impacto da app EduPARK na aprendizagem móvel e ativa dos alunos. Começa-se por fazer uma revisão de literatura tendo em conta, não só estudos nacionais e internacionais sobre o tema, como também resultados anteriores de atividades desenvolvidas no âmbito do EduPARK, nomeadamente sobre: i) utilização de estratégias de game based learning e realidade aumentada para promover a aprendizagem móvel; ii) recurso a ambientes outdoor para potenciar uma aprendizagem ativa em contextos de educação não formal. A recolha de dados faz-se através de inquéritos por questionário (implementados antes e após a atividade), de grelhas de observação, de um focus group e dos registos da app. Espera-se que o guião educativo se revele como um contributo no processo de construção de conhecimento para o desenvolvimento de valores e atitudes de conservação da natureza e, simultaneamente, promova a motivação para a aprendizagem. A presente investigação pretende contribuir para a área de Multimédia em Educação e promover o mobile learning e as aprendizagens outdoor, dado que se irão dinamizar atividades no Parque Infante D. Pedro, com recurso à app EduPARK onde processos de raciocínio estão interligados com a realidade aumentada. Para além da vertente escolar e uma vez que o guião desenvolvido na app EduPARK ficará disponível gratuitamente na Google Play Store para a comunidade em geral, espera-se que o estudo tenha também impacto na comunidade, pois o guião pretende promover mudanças de atitude e de comportamentos de proteção ambiental, assim como o bem-estar da população e estilos de vida saudáveis.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31901
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

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