Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31900
Title: | Desenvolvimento sustentável nos 2º e 3º CEB: perspetiva dos documentos educativos oficiais portugueses |
Author: | João, Patrícia Sá, Patrícia Rodrigues, Ana V. Henriques, Maria Helena |
Keywords: | Ciências naturais Desenvolvimento sustentável Documentos educativos oficiais educação 2.º e 3.º CEB |
Issue Date: | 2020 |
Abstract: | O trabalho que se apresenta teve como objetivo identificar e caracterizar o entendimento do conceito de Desenvolvimento Sustentável presente nos documentos educativos oficiais dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Metodologicamente, é um trabalho de natureza qualitativa e que se enquadra no paradigma interpretativo, tendo-se optado por uma estratégia interpretativa-descritiva de natureza exploratória para a sua concretização. Para a sua realização implicou a organização do corpus de análise e posterior análise de conteúdo dos documentos que o constituíram. Os documentos incluídos neste corpus são os documentos educativos oficiais do ensino e aprendizagem das Ciências Naturais nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico: as Aprendizagens Essenciais e os documentos transversais disponibilizados, à data, na página da Direção-Geral da Educação: o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Referencial Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Os resultados alcançados evidenciam que os documentos analisados valorizam a dimensão “Ambiental” do conceito de Desenvolvimento Sustentável, com exceção do documento “Perfil do Aluno” onde a Dimensão com mais evidências é a “Sociocultural”. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31900 |
ISBN: | 978-84-09-19607-4 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VII_SIACTS_PS_PJ_AVR_MHE.pdf | 304.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.