Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31900
Title: Desenvolvimento sustentável nos 2º e 3º CEB: perspetiva dos documentos educativos oficiais portugueses
Author: João, Patrícia
Sá, Patrícia
Rodrigues, Ana V.
Henriques, Maria Helena
Keywords: Ciências naturais
Desenvolvimento sustentável
Documentos educativos oficiais educação
2.º e 3.º CEB
Issue Date: 2020
Abstract: O trabalho que se apresenta teve como objetivo identificar e caracterizar o entendimento do conceito de Desenvolvimento Sustentável presente nos documentos educativos oficiais dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Metodologicamente, é um trabalho de natureza qualitativa e que se enquadra no paradigma interpretativo, tendo-se optado por uma estratégia interpretativa-descritiva de natureza exploratória para a sua concretização. Para a sua realização implicou a organização do corpus de análise e posterior análise de conteúdo dos documentos que o constituíram. Os documentos incluídos neste corpus são os documentos educativos oficiais do ensino e aprendizagem das Ciências Naturais nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico: as Aprendizagens Essenciais e os documentos transversais disponibilizados, à data, na página da Direção-Geral da Educação: o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Referencial Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Os resultados alcançados evidenciam que os documentos analisados valorizam a dimensão “Ambiental” do conceito de Desenvolvimento Sustentável, com exceção do documento “Perfil do Aluno” onde a Dimensão com mais evidências é a “Sociocultural”.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31900
ISBN: 978-84-09-19607-4
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VII_SIACTS_PS_PJ_AVR_MHE.pdf304.6 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.