Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31759
Title: Funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem em crianças com idade pré-escolar: famílias com filho único
Other Titles: Family functioning and language development in preschool age children: one-child families
Author: Santos, Ana Carina Reis dos
Advisor: Figueiredo, Daniela Maria Pias de
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Desenvolvimento
Linguagem
Funcionamento familiar
Pré-escolar
Intervenção centrada na família
Defense Date: 27-Jul-2021
Abstract: Enquadramento: Na intervenção terapêutica com crianças, para que esta seja eficaz e eficiente, a colaboração da família é essencial. Sabe-se que o sistema familiar influencia o desenvolvimento da criança, através de vários fatores como a vinculação ou os estilos parentais. Contudo, existe escassez de informação sobre a relação entre o funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem na criança. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo analisar o funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar em famílias com um único filho. Metodologia: Este estudo é do tipo transversal e descritivo correlacional. A amostra é constituída por 44 famílias com filho único. Para a recolha dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES) IV e Teste de Linguagem – Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TL-ALPE). A análise dos dados recorreu à estatística descritiva e inferencial. Resultados: A maioria das crianças (n=26; 59,1%) que participaram no estudo são do sexo feminino e com uma média de idade de 4 anos e 3 meses. Quanto ao familiar, verificou-se a predominância também do sexo feminino (n=42; 95,5%) e uma média de idade de 36±3,7 anos. Na FACES IV, para a Coesão obteve-se uma maior percentagem no nível muito conectadas e na Flexibilidade no nível flexível. Nas subescalas desequilibradas Desligada, Emaranhada e Caótica observou-se que os números se concentraram no nível muito baixo e na Rigidez no nível baixo. Na Comunicação e na Satisfação verificou-se uma maior percentagem no nível alto. Quanto ao TL-ALPE, a cotação estandardizada da Expressão Verbal Oral (EVO) apresentou um valor médio de 101,2±14,3 e da Compreensão Auditiva (CA) de 107,4±13,7. Observou-se também uma tendência para a existência de diferença com significado estatístico entre a dimensão Emaranhada e a EVO. Para além disso, obteve-se um tamanho de efeito médio entre a EVO e três subescalas (Emaranhada, Comunicação, Coesão), sugerindo que em famílias com um nível de emaranhamento mais reduzido, coesão mais elevada e melhor comunicação, as crianças tendem a apresentar resultados mais elevados na EVO. Conclusão: Os resultados sugerem uma ligeira tendência para a influência entre algumas dimensões do funcionamento familiar e as competências linguísticas de crianças em idade pré-escolar, em famílias com filho único. Contudo, apesar das limitações, o estudo desperta para a importância do papel da família durante o processo de intervenção terapêutica.
Background: In therapeutic intervention with children family involvement is crucial for its effectiveness. It is already known that the family system influences the child's development, through various factors such as attachment or parenting styles. However, there is a lack of evidence about the relationship between family functioning and language development of the child. Aims: This study aimed to analyze family functioning and language development in preschool-aged children in one-child families. Methodology: This study had a cross-sectional descriptive and correlational design. The sample consisted of 44 families with an only child. For data collection, a Sociodemographic Questionnaire, Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES) IV and Teste de Linguagem – Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TL-ALPE). Descriptive and inferential analysis were performed. Results: Most children (n=26; 59,1%) who participated in the study are female and with an average age of 4 years and 3 months. As for the family member, females were also prevalente (n=42; 95,5%) and a mean age of 36±3.7 years. In FACES IV, for Cohesion, a higher percentage was obtained at the very connected level and Flexibility at the flexible level. In the unbalanced subscales Disengaged, Enmeshed and Chaotic, it was observed that the numbers were concentrated in the very low level and Rigid in the low level. In Communication and Satisfaction there was a higher percentage at the high level. As for the TL-ALPE, the standardized Oral Verbal Expression (EVO) quotation presented a mean value of 101.2±14.3 and of the Listening Comprehension (CA) of 107.4±13.7. It was also observed a trend towards a statistically significant difference between the tangled dimension and the EVO. In addition, an average effect size was obtained between the EVO and three subscales (Entanglement, Communication, Cohesion), suggesting that in families with a lower level of entanglement, higher cohesion and better communication, children tend to present higher results on EVO. Conclusion: The results suggest a slight trend towards the influence between some dimensions of family functioning and the language skills of preschool-age children in families with an only child. Despite its limitations, the study still awakens to the importance of the role of the family during the therapeutic intervention process.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31759
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Santos.pdf965.77 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.