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dc.contributor.advisorFonseca, Dorapt_PT
dc.contributor.authorStanciu, Valeriupt_PT
dc.date.accessioned2021-07-30T08:39:00Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31730-
dc.description.abstractNo contexto do fenómeno da Globalização, é sugerida neste trabalho, uma abordagem sobre a compreensão do fenómeno de europeização com efeito na educação e na administração educacional portuguesa durante o período manifesto na década 2010-2020, através do Programa Educação & Formação 2020. Procuramos neste estudo, analisar o Programa “Educação & Formação 2020”, identificar os conceitos e ideias promovidas pelo Programa “Educação & Formação 2020”, compreender como foram interpretadas ao nível nacional e ao nível do discurso politico-normativo, as diretivas europeias do Programa “Educação & Formação 2020” e conhecer as perceções dos Diretores/Gestores de instituições educativas e de formação da região do centro de Portugal, através de entrevistas, e relativamente aos impactos do Programa “Educação & Formação 2020”. Para o efeito auscultamos os Diretores de escolas/agrupadas da região centro de Portugal, no sentido de conhecer as suas perceções sobre o programa Educação e Formação 2020 e compreender os efeitos regulatórios do referido programa nas escolas, em Portugal. Concluimos que que as políticas de europeização assumidas e a adaptação portuguesa aos desafios manifestos mostraram coerência, coerência esta que aproximou-se dos índices de referência propostos para 2020.pt_PT
dc.description.abstractIn the context of the phenomenon of Globalization, this work suggests an approach to understanding the phenomenon of Europeanization with an effect on education and Portuguese educational administration during the period manifested in the 2010-2020 decade, through the “Education & Training 2020” Program. In this study we seek to analyze the “Education & Training 2020” Program, to identify the concepts and ideas promoted by the “Education & Training 2020” Program, to understand how the European directives of the “Education & Training 2020” Program were interpreted at national level and in terms of political and normative discourse, and to learn about the perceptions of Directors/Managers of educational and training institutions in the central region of Portugal, through interviews, regarding the impacts of the “Education & Training 2020” Program. For this purpose, we consulted the Directors of schools/groups in the central region of Portugal, to know their perceptions about the “Education and Training 2020” Program and to understand the regulatory effects of that program on schools in Portugal. We conclude that the Europeanization policies assumed and the Portuguese adaptation to the manifested challenges showed coherence, a coherence that approached the reference indices proposed for 2020.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPoliticas educativaspt_PT
dc.subjectEuropeizaçãopt_PT
dc.subjectRegulaçãopt_PT
dc.subjectPrograma Educação e Formação 2020pt_PT
dc.titleA europeização das políticas educativas: um estudo sobre a implementação do programa “Educação & Formação 2020” em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2026-07-23-
dc.description.masterMestrado em Educação e Formaçãopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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