Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31656
Title: A apresentação pública do percussionista: uso de aulas coletivas como ambiente de simulação para construção da performance
Author: Valente, António Filipe de Sousa
Advisor: Aroso, Nuno Mendes Moreira
Keywords: Ensino
Percussão
Aulas coletivas
Construção da performance
Apresentação pública
Defense Date: 12-Feb-2021
Abstract: O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição de um projeto educativo realizado no curso secundário articulado do Conservatório de Música da Bairrada, com a aplicação de sessões de aulas coletivas para a construção da performance pública do percussionista através de temáticas interpretativas, com recurso à simulação. Contemplando uma educação não só técnica, mas artística e propondo que o aluno consiga construir a sua interpretação desde início, este modelo pretende ser um complemento para o ensino da percussão através da abordagem da música como linguagem emocional, do conceito de imagem sonora, da postura e gesto e da apresentação do espaço e desenho de luz. A segunda parte consiste no Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2019/2020 da mesma instituição, Conservatório de Música da Bairrada. Este projeto teve como objetivo principal aplicar a abordagem das temáticas acima referidas e analisar os resultados em alunos do ensino secundário com uma duração de quatro sessões, no decorrer do segundo período escolar. Partindo da recolha de fontes sobre as temáticas referidas, foi possível a construção do processo e comparação com os dados recolhidos, podendo assim ser tiradas conclusões, que parecem promissoras, sobre a pertinência do método.
This Final Report of the Supervised Teaching Practice is divided into two parts. The first one consists of the description of an educational project carried out at high school level at Conservatório de Música da Bairrada, with the application of collective lessons as a mean for the percussionist to build a public performance through interpretive themes, resourcing to simulation. Contemplating an education not only technic, but artistic and proposing that the student be able to build his own interpretation right from the beginning, this model is intended to be a complement for percussion teaching through the approach of music as an emotional language, the soundscape concept, the posture and gesture and the space presentation and light design. The second part consists of the internship Report held during the 2019/2020 school year, at Conservatório de Música da Bairrada. The main goal of this project was to apply the approach to the above-mentioned themes and analyze the results from high school level students during four sessions, through the second school term. Starting from the collection of sources about the referred themes, it was possible to build the process and compare with the data retrieved, leading to seemingly promising conclusions about the method relevance.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31656
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_António_Valente.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.