Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31656
Title: | A apresentação pública do percussionista: uso de aulas coletivas como ambiente de simulação para construção da performance |
Author: | Valente, António Filipe de Sousa |
Advisor: | Aroso, Nuno Mendes Moreira |
Keywords: | Ensino Percussão Aulas coletivas Construção da performance Apresentação pública |
Defense Date: | 12-Feb-2021 |
Abstract: | O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do
Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira
consiste na descrição de um projeto educativo realizado no curso secundário
articulado do Conservatório de Música da Bairrada, com a aplicação de sessões
de aulas coletivas para a construção da performance pública do percussionista
através de temáticas interpretativas, com recurso à simulação. Contemplando
uma educação não só técnica, mas artística e propondo que o aluno consiga
construir a sua interpretação desde início, este modelo pretende ser um
complemento para o ensino da percussão através da abordagem da música
como linguagem emocional, do conceito de imagem sonora, da postura e gesto
e da apresentação do espaço e desenho de luz. A segunda parte consiste no
Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2019/2020 da mesma instituição,
Conservatório de Música da Bairrada.
Este projeto teve como objetivo principal aplicar a abordagem das temáticas
acima referidas e analisar os resultados em alunos do ensino secundário com
uma duração de quatro sessões, no decorrer do segundo período escolar.
Partindo da recolha de fontes sobre as temáticas referidas, foi possível a
construção do processo e comparação com os dados recolhidos, podendo assim
ser tiradas conclusões, que parecem promissoras, sobre a pertinência do
método. This Final Report of the Supervised Teaching Practice is divided into two parts. The first one consists of the description of an educational project carried out at high school level at Conservatório de Música da Bairrada, with the application of collective lessons as a mean for the percussionist to build a public performance through interpretive themes, resourcing to simulation. Contemplating an education not only technic, but artistic and proposing that the student be able to build his own interpretation right from the beginning, this model is intended to be a complement for percussion teaching through the approach of music as an emotional language, the soundscape concept, the posture and gesture and the space presentation and light design. The second part consists of the internship Report held during the 2019/2020 school year, at Conservatório de Música da Bairrada. The main goal of this project was to apply the approach to the above-mentioned themes and analyze the results from high school level students during four sessions, through the second school term. Starting from the collection of sources about the referred themes, it was possible to build the process and compare with the data retrieved, leading to seemingly promising conclusions about the method relevance. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31656 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_António_Valente.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.