Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31631
Title: Gamification for all em ambiente multi-tenant: o caso das plataformas Campus by fundação Altice e miOne
Author: Silva, João Henrique
Advisor: Santos, Carlos Manuel das Neves
Keywords: Gamificação
Comunidades online
Redes sociais
Multi-tenant
Campus by Fundação Altice
miOne
Defense Date: 11-Feb-2021
Abstract: O Campus é uma tecnologia multi-tenant que suporta várias plataformas, caracterizadas por possibilitarem a criação e dinamização de comunidades online, entre as quais se destacam o Campus by Fundação Altice e a plataforma miOne. Apesar de ambas se servirem da mesma infraestrutura tecnológica, estas possuem diferentes objetivos e públicos-alvo distintos. Apresentam ainda, apesar de oferecerem um conjunto abrangente de ferramentas utilitárias e conteúdos, o desafio de fazer crescer a sua rede de utilizadores e de se manterem sustentáveis. Os jogos, como sistemas hedónicos, têm como único propósito o prazer dos seus jogadores. O seu processo de design, por sua vez é focado nas motivações e níveis de engajamento do utilizador, objetivando a sua atenção e dedicação. Considerando o intemporal sucesso alcançado pelos jogos nestes aspetos, os seus componentes e técnicas passaram a ser utilizados em contextos para além do entretenimento, originando um novo conceito: a gamificação. No âmbito desta investigação desenvolveu-se uma estratégia de gamificação dinamicamente aplicável no ambiente multi-tenant suportado pela tecnologia Campus, com o objetivo de satisfazer as necessidades específicas de cada plataforma e das suas respetivas comunidades online. Para isto, foi aplicada a metodologia de investigação de desenvolvimento, tendo o resultado final sido avaliado através de uma amostra por conveniência envolvendo o público alvo das duas plataformas. O processo de investigação, por sua vez, orientou-se através das diferentes etapas: análise e avaliação da situação, conceção e realização de modelo, implementação e avaliação. A aplicação da estratégia desenvolvida foi aplicada e avaliada através da sua integração nas plataformas Campus by Fundação Altice e miOne, ao longo de várias sessões, onde cinco utilizadores de cada plataforma puderam experienciar as diversas funcionalidades desenvolvidas. Verificou-se que a solução desenvolvida é capaz de suportar diferentes plataformas, e que os utilizadores seguiram os vários estímulos da estratégia implementada com satisfação e motivação.
Campus is a multi-tenant technology that supports multiple platforms, characterized by enabling the creation and dynamization of online communities, among which is Campus by Fundação Altice and the miOne platform. Although they are part of the same technology, they have different objectives and target audiences. Despite offering a comprehensive set of utility tools and content, both face the challenge of growing their network of users and remain sustainable. Games, as hedonic systems, are intended for the pleasure of their players rather than having a concrete outcome of the use. Its game design process is focused on the user’s motivations and engagement and, due to its success, game components and techniques started to be used in contexts other than entertainment. This phenomenon is called gamification. Within the scope of this investigation, a dynamic gamification strategy was developed in the Campus multi-tenant environment in order to meet the specific needs of each platform and its respective online communities. For this, the development research methodology was applied, and the final result was evaluated through a convenience sample involving the target audience of the two platforms. The investigation process was guided through the different stages: analysis and assessment of the situation, design and realization of the model, implementation and evaluation. The application of the developed strategy was applied and evaluated through its integration in the Campus by Fundação Altice and miOne platforms, over several sessions, where five users of each platform were able to experience the different functionalities developed. It was found that the developed solution is capable of supporting different platforms, and that users followed the various stimulus of the implemented strategy with satisfaction and motivation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31631
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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