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http://hdl.handle.net/10773/31546
Title: | Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro |
Author: | Pinho, Mónica Sofia Sousa de |
Advisor: | Martín, José Ignacio Silva, Carlos Fernandes da |
Keywords: | Ansiedade Coping Ensino superior Estudantes de música |
Defense Date: | 12-Feb-2021 |
Abstract: | A ansiedade é um conceito psicológico inerente à condição humana que,
quando adequada às circunstâncias, tem uma funcionalidade adaptativa,
permitindo ao sujeito adotar estratégias para lidar com situações
percecionadas como perigosas, ameaçadoras ou desafiantes. Em oposição,
quando excessiva e inapropriada, causa prejuízo funcional na vida do sujeito,
tornando-se patológica. O presente estudo tem por objetivo analisar em que
medida as variáveis ansiedade estado e traço e as estratégias de coping
(confronto) influenciam a performance de estudantes de música da
Universidade de Aveiro, considerando contextos diversos de desempenho. A
amostra foi constituída por 93 estudantes de Música da Universidade de
Aveiro. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica com
itens sobre contextos de performance musical, o Inventario de Autoavaliação
de Ansiedade Estado e Traço Forma Y para avaliar os níveis de ansiedade
estado (Forma Y-1) e a ansiedade traço (Forma Y-2) e o Brief COPE para
avaliar os estilos e as estratégias de coping utilizados pelos alunos de música
da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que as variáveis sexo,
ansiedade (estado e traço) e coping influenciam o desempenho em função do
contexto, a saber, apresentações/audições em solo e em grupo. Anxiety is a psychological concept inherent to the human condition that, when appropriate to circumstances, has an adaptive functionality, allowing the subject to adopt strategies to deal with situations perceived as dangerous, threatening or challenging. In contrast, when excessive and inappropriate, it causes functional impairment in the subject's life, becoming pathological. This study aims to analyze the extent to which the state and trait anxiety variables and coping strategies (confrontation) influence the performance of music students at the University of Aveiro, considering different performance contexts. The sample consisted of 93 students of Music students at the University of Aveiro. The instruments used were a sociodemographic form, the State Anxiety Self-Assessment Inventory and Form Y Trait to assess the levels of state anxiety (Form Y-1) and trait anxiety (Form Y-2) and the Brief COPE to assess styles and the coping strategies used by music students at the University of Aveiro. The results suggest that there are differences between participants in terms of sex, in terms of anxiety (state and trait), and in terms of context, namely, presentations / auditions in solo and in groups. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31546 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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