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http://hdl.handle.net/10773/31443
Title: | A internet das coisas em contextos de educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas |
Author: | Moreira, Filipe Ramiro Tavares |
Advisor: | Vairinhos, Mário Ramos, Fernando |
Keywords: | Tecnologias em educação Internet das coisas 3.º Ciclo do ensino básico Sensores Fluxos de dados abertos |
Defense Date: | 27-Apr-2021 |
Abstract: | As tecnologias de Internet das Coisas (IdC) têm sido consideradas
com grande espectativa. De tal forma que se tem perspetivado que o seu
impacto na sociedade será comparável ao da Revolução Industrial do
século XVIII. Assim, estima-se que a Educação não seja exceção,
perspetivando-se que o potencial destas tecnologias resulte da capacidade
de amplificação do acesso a informação relevante para a construção de
conhecimento com base no contexto específico do utilizador (ex.:
geolocalização, sensores, fluxos de dados abertos, etc.).
Neste quadro, surgiu esta investigação de doutoramento que
pretendeu estudar o uso da IdC, nas dimensões teórica e prática, como
recurso didático promotor de aprendizagens interdisciplinares em contextos
educativos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com ênfase nos conteúdos
programáticos das áreas disciplinares de Matemática, Ciências Naturais,
Geografia e Físico-Química, tendo como questão de investigação: Que
propriedades educativas, tecnológicas, sociais e culturais deverá ter um
sistema baseado na IdC para a promoção de abordagens interdisciplinares
em contextos educativos não-formais no 3.ºCEB?
Os resultados evidenciaram que os alunos tendem a preferir
sistemas que permitam a obtenção de dados locais, contextualizados com
o meio envolvente e com os quais tenham afinidade resultante do processo
de construção do mesmo, por oposição a sistemas que permitem o acesso
a dados distantes da realidade dos alunos. Verificou-se, ainda, que os
alunos tendem a revelar mais interesse quando vivenciam experiências
próximas da hipersituação.
Salienta-se que o conceito de hipersituação tem sido indicado por
diversos autores como a potencialidade mais relevante destas tecnologias
para a Educação. Daí que neste estudo se tenha desenvolvido a sua
definição e aprofundado o conceito de experiência hipersituada.
Os resultados obtidos com os alunos foram corroborados pelos
docentes envolvidos, que manifestaram interesse em continuar a usar
estas tecnologias como recurso didático nas suas aulas por consideraram
uma mais-valia nos processos de ensino de e aprendizagem. No entanto,
expressaram a necessidade de formação e disponibilização de recursos. Internet of Things (IoT) technologies have been considered with great expectation. So much so that their impact on society has been expected to be comparable to that of the Industrial Revolution of the 18th century. Thus, it is estimated that education is no exception, the potential of these technologies is expected to result from the ability to amplify access to relevant information to the construction of knowledge based on the specific context of the user (e.g. geolocation, sensors, open data streams, etc.). In this context, this PhD research has arisen to study the use of IoT, in both theoretical and practical dimensions, as a didactic resource to promote interdisciplinary learning in educational contexts of the Portuguese 3 rd Cycle of Basic Education (7th to 9th grade), with emphasis on the programmatic contents of the disciplinary areas of Mathematics, Natural Sciences, Geography and Physical-Chemistry, having as a question of research: What educational, technological, social and cultural properties should an IoT-based system have for the promotion of interdisciplinary approaches in non-formal educational contexts in the 3 rd Cycle of Basic Education? The results highlighted that students tend to prefer systems that allow obtaining local data, contextualized with the environment and with which they have an affinity resulting from the process of its construction. It was also found that students tend to present more satisfactory results when they experience hypersituation. It should be noted that the concept of hypersituation has been indicated by several authors as the most relevant potentiality of these technologies for Education. Therefore, this study has developed its definition and deepened the concept of hypersituated experience. The results obtained with the students were corroborated by the teachers involved, who showed interest in continuing to use these technologies as a didactic resource in their classes because they considered an added value in the teaching and learning processes. However, they expressed the need for training and provision of resources. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31443 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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