Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31443
Title: A internet das coisas em contextos de educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas
Author: Moreira, Filipe Ramiro Tavares
Advisor: Vairinhos, Mário
Ramos, Fernando
Keywords: Tecnologias em educação
Internet das coisas
3.º Ciclo do ensino básico
Sensores
Fluxos de dados abertos
Defense Date: 27-Apr-2021
Abstract: As tecnologias de Internet das Coisas (IdC) têm sido consideradas com grande espectativa. De tal forma que se tem perspetivado que o seu impacto na sociedade será comparável ao da Revolução Industrial do século XVIII. Assim, estima-se que a Educação não seja exceção, perspetivando-se que o potencial destas tecnologias resulte da capacidade de amplificação do acesso a informação relevante para a construção de conhecimento com base no contexto específico do utilizador (ex.: geolocalização, sensores, fluxos de dados abertos, etc.). Neste quadro, surgiu esta investigação de doutoramento que pretendeu estudar o uso da IdC, nas dimensões teórica e prática, como recurso didático promotor de aprendizagens interdisciplinares em contextos educativos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com ênfase nos conteúdos programáticos das áreas disciplinares de Matemática, Ciências Naturais, Geografia e Físico-Química, tendo como questão de investigação: Que propriedades educativas, tecnológicas, sociais e culturais deverá ter um sistema baseado na IdC para a promoção de abordagens interdisciplinares em contextos educativos não-formais no 3.ºCEB? Os resultados evidenciaram que os alunos tendem a preferir sistemas que permitam a obtenção de dados locais, contextualizados com o meio envolvente e com os quais tenham afinidade resultante do processo de construção do mesmo, por oposição a sistemas que permitem o acesso a dados distantes da realidade dos alunos. Verificou-se, ainda, que os alunos tendem a revelar mais interesse quando vivenciam experiências próximas da hipersituação. Salienta-se que o conceito de hipersituação tem sido indicado por diversos autores como a potencialidade mais relevante destas tecnologias para a Educação. Daí que neste estudo se tenha desenvolvido a sua definição e aprofundado o conceito de experiência hipersituada. Os resultados obtidos com os alunos foram corroborados pelos docentes envolvidos, que manifestaram interesse em continuar a usar estas tecnologias como recurso didático nas suas aulas por consideraram uma mais-valia nos processos de ensino de e aprendizagem. No entanto, expressaram a necessidade de formação e disponibilização de recursos.
Internet of Things (IoT) technologies have been considered with great expectation. So much so that their impact on society has been expected to be comparable to that of the Industrial Revolution of the 18th century. Thus, it is estimated that education is no exception, the potential of these technologies is expected to result from the ability to amplify access to relevant information to the construction of knowledge based on the specific context of the user (e.g. geolocation, sensors, open data streams, etc.). In this context, this PhD research has arisen to study the use of IoT, in both theoretical and practical dimensions, as a didactic resource to promote interdisciplinary learning in educational contexts of the Portuguese 3 rd Cycle of Basic Education (7th to 9th grade), with emphasis on the programmatic contents of the disciplinary areas of Mathematics, Natural Sciences, Geography and Physical-Chemistry, having as a question of research: What educational, technological, social and cultural properties should an IoT-based system have for the promotion of interdisciplinary approaches in non-formal educational contexts in the 3 rd Cycle of Basic Education? The results highlighted that students tend to prefer systems that allow obtaining local data, contextualized with the environment and with which they have an affinity resulting from the process of its construction. It was also found that students tend to present more satisfactory results when they experience hypersituation. It should be noted that the concept of hypersituation has been indicated by several authors as the most relevant potentiality of these technologies for Education. Therefore, this study has developed its definition and deepened the concept of hypersituated experience. The results obtained with the students were corroborated by the teachers involved, who showed interest in continuing to use these technologies as a didactic resource in their classes because they considered an added value in the teaching and learning processes. However, they expressed the need for training and provision of resources.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31443
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento



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