Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31326
Title: Supervisão colaborativa na educação de infância: o desenvolvimento profissional de um grupo de educadoras do Brasil
Author: Henn, Rosemeri
Advisor: Miguéis, Marlene da Rocha
Keywords: Supervisão colaborativa
Desenvolvimento profissional
Formação contínua em contexto
Trabalho colaborativo
Avaliação na educação de infância
Defense Date: 19-Mar-2021
Abstract: O trabalho realizado no âmbito da supervisão da prática escolar de um contexto de educação de infância, em um colégio brasileiro, evidenciou a necessidade de uma reflexão aprofundada (supervisora e professoras) sobre a formação contínua, em prol de um trabalho colaborativo e avaliativo que promovesse o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos. Visto que as práticas avaliativas existentes eram tendencialmente pouco reflexivas, as reuniões pedagógicas restringiam-se ao planejamento vinculado a datas cíclicas e não ao aprofundamento teórico sobre temas educacionais, fazia-se necessário um olhar diferenciado para estes campos. Para tanto, na presente investigação propusemo-nos a desenvolver um trabalho supervisivo no qual se ressaltam as relações colaborativas, estabelecidas entre os envolvidos, através da formação contínua em contexto e no qual se procura uma prática avaliativa menos atomizada em “checklists”, desencadeando, assim, o desenvolvimento profissional. Perante a identificação da necessidade de reflexão aprofundada e sistemática, procurou-se investigar o desenvolvimento profissional de um grupo de 14 professoras da Educação Infantil, numa dinâmica de formação contínua e de supervisão colaborativa em contexto. Ancorado nestas premissas definiram-se duas questões de investigação: a) Quais os contributos da observação e avaliação do processo educativo na melhoria das práticas pedagógicas? b) Uma dinâmica de supervisão colaborativa promove o desenvolvimento profissional do educador? Procurou-se, assim, desenvolver um trabalho colaborativo, junto das professoras sobre as práticas avaliativas e sobre as experiências relativas à formação contínua em contexto. A investigação insere-se numa metodologia qualitativa interpretativa, constituindo-se como um estudo de caso único (Stake, 2012), na medida em que se centra no acompanhamento e descrição do grupo de trabalho e suas dinâmicas. Os dados coletados foram de cunho descritivo, resultante de 38 sessões com o grupo de professoras, durante dois anos letivos. Assim, o corpus do trabalho constituiu-se pela transcrição das sessões, das atividades de análise e reflexão sobre as observações diretas dos dados recolhidos e advindos das dinâmicas colaborativas, centradas na prática avaliativa. A análise dos dados apresenta quatro dimensões: Sistema de Acompanhamento das Crianças-SAC, Formação contínua em Contexto, Desenvolvimento Profissional e Supervisão Colaborativa. Verificou-se uma interligação entre as dimensões, uma influenciando o desenvolvimento da outra. A formação contínua em contexto propiciou o desenvolvimento profissional, a supervisão colaborativa e, consequentemente, uma prática de avaliação voltada para o processo da criança. Isto desencadeou melhoria das práticas pedagógicas ofertadas nos serviços prestados no contexto de Educação Infantil do estudo.
The work carried out under the supervision of school practice in a childhood education context, in a Brazilian Early Childhood School, highlighted the need for an in-depth reflection (supervisor and teachers) on continuous formation, for collaborative and evaluative work which would promote the professional development for all involved. Since the existing evaluative practices were not very reflective, as the pedagogical meetings were restricted to planning cyclical dates and not the theoretical deepening on educational themes, it was necessary to take a different look at these fields. For this purpose, in the present investigation we set out to develop a supervisory work in which the collaborative relationships established between those involved were emphasized through continuous formation in context and in which a less atomized evaluation practice is sought in “checklists”, thus triggering professional development. Once faced the need for in-depth and systematic reflection, we sought to investigate the professional development of a group of 14 Early Childhood Education teachers in a dynamic of continuous formation and collaborative supervision in context. Based in these premises, two investigative questions were defined: a) Which are the contributions of observation and evaluation of the educational process in improving pedagogical practices? b) Does a collaborative supervisory dynamics promote the educator‟s professional development? Thus, an attempt was made to develop a collaborative work with the teachers on the evaluation proctices and on the experiences related to continuous formation in context. The investigation is part of a qualitative interpretative methodology, constituting itself as a single case study (Stake, 2012), as it focuses on the monitoring and description of the working group and its dynamics. The data collected were of a descriptive nature resulting from 38 sessions with the group of teachers, during two academic years. Therefore, the corpus of the work consists of the transcription of the sessions, in the activities of analysis and reflection on the direct observations of the data collected and resulting from the collaborative dynamics, centered on evaluative practice. Data analysis presents four dimensions: Child Monitoring System – SAC, Continuous Formation in Context, Professional Development and Collaborative Supervision. There was an interconnection between the dimensions, one influencing the development of the other. Continuous formation in context provided professional development, collaborative supervision and, consequently, an assessement practice focused on the child‟s process. This triggered an improvement in the pedagogical practices of the services provided in the context of Early Childhood Education under study.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31326
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Rosemeri_Henn.pdf4.74 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.