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http://hdl.handle.net/10773/31294
Title: | Exploring virtual reality to support the experimental psychology lab |
Other Titles: | Exploração de realidade virtual para suporte ao laboratório de psicologia experimental |
Author: | Lopes, Francisco Quadrado |
Advisor: | Silva, Samuel de Sousa Soares, Sandra Cristina de Oliveira |
Keywords: | Virtual reality Unity Continuous flash suppression Threat processing Experimental psychology |
Defense Date: | 18-Feb-2021 |
Abstract: | Threat processing is a psychology field that studies how the emotional response
to fear stimuli is processed under unawareness. Researchers study
this area by presenting to participants threat inducing stimuli in visual unawareness
conditions, using visual suppression paradigms in the experimental
psychology labs. These paradigms require that two different images are
shown to each eye to create the unaware state. One such paradigm is
breaking-Continuous Flash Suppression (bCFS). The traditional methods use
special equipment to display a different image to each eye. However, these
have several unappealing factors, such as expensiveness or effectiveness.
Virtual Reality (VR) is a technology that has seen its use increase in recent
research studies, showing promising results. In this regard, in collaboration
with the Department of Education and Psychology, it is proposed to evaluate
VR technology as a suitable alternative to current traditional methods through
experimental data collection sessions. An application system is developed to
perform threat processing experiments implementing the bCFS paradigm that
allows the data collection, supporting VR, and the current traditional methods,
satisfying a list of requirements created to guide its development.
The application developed is capable of performing the experiments required
and collecting the resulting data analysis, supporting VR and the traditional
methods. The experiment setup is achieved via a configuration file that allows
setting various parameters to produce different experiment conditions. The
system is capable of displaying stimuli accurately, containing other functionalities
such as image calibration, and runtime troubleshooting features.
The software application developed allows, in its current state, the experimental
data collection to validate Virtual Reality as a suitable technology for the
experimental psychology lab. O processamento de ameaça é uma área da psicologia que estuda como é processada a resposta emocional a estímulos de medo sob inconsciência. Os investigadores estudam esta área apresentando estímulos ameaçadores a participantes em condições de inconsciência visual, usando paradigmas de supressão visual, em laboratórios de psicologia experimental. Estes paradigmas exigem que duas imagens diferentes sejam mostradas a cada olho para criar o estado de inconsciência. Um desses paradigmas é a "breaking- Continuous Flash Suppression" (bCFS). Os métodos tradicionais usam equipamento especial para exibir uma imagem diferente para cada olho. No entanto, estes têm vários factores insatisfatórios, como o custo ou a eficácia. A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia cujo uso tem vindo a aumentar em estudos recentes e tem-se mostrado promissora. Nesse sentido, em colaboração com o Departamento de Educação e Psicologia, propõe-se avaliar se a tecnologia RV será uma alternativa adequada para substituir os métodos tradicionais actuais através de sessões experimentais de recolha de dados. É desenvolvida uma aplicação para realizar experiências de processamento de ameaça com o paradigma bCFS que permite a recolha de dados, suportando RV e os métodos tradicionais atuais, satisfazendo uma lista de requisitos criada para orientar o seu desenvolvimento. A aplicação desenvolvida é capaz de realizar as experiências necessárias e fazer a recolha dos dados resultantes para a análise, suportando RV e os métodos tradicionais. A configuração da experiência é feita através de um ficheiro de configuração que permite definir vários parâmetros que produzem diferentes condições na experiência. O sistema da aplicação é capaz de exibir estímulos com precisão, incluindo outras funcionalidades, como a calibração de imagem e recursos de resolução de problemas em tempo de execução. A aplicação de software desenvolvida permite, no seu estado actual, a recolha de dados experimentais para validar a Realidade Virtual como uma tecnologia adequada para o laboratório de psicologia experimental. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31294 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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