Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31242
Title: Conceção e maquinagem assistida por computador de um protótipo de avanço de guiador rotativo para bicicleta
Author: Pereira, Philippe André Leal
Advisor: Davim, J. Paulo
Festas, António José da Fonseca
Keywords: Avanço
Bicicleta
CAD
CAM
FEM
Mobilidade sustentável
Protótipo
Defense Date: 12-Dec-2019
Abstract: O presente trabalho visa propor uma solução para diminuir o atravancamento das bicicletas com o intuito de fazer face à limitação de espaço para armazenamento e transporte resultantes do crescente sobrepovoamento dos centros urbanos. O aumento de popularidade do uso da bicicleta na procura de uma mobilidade mais sustentável, aliada a uma arquitetura urbana desenvolvida para acomodar a elevada densidade populacional das grandes cidades, resulta no congestionamento dos locais dedicados à arrumação na via pública, nos transportes e nas habitações. De modo a limitar a ocupação de espaço da bicicleta, a análise da sua morfologia assume uma elevada importância e permite perceber que a sua natureza esguia é contrariada pela protuberância do seu guiador. Neste contexto, procedeu-se à conceção e fabrico de um protótipo de avanço rotativo para bicicletas, compacto e intuitivo, que permite girar o guiador, de forma simples, até uma posição de atravancamento mínimo. Ao longo deste documento é descrito todo o processo de conceção e fabrico, desde a definição de requisitos aos testes de função e forma e análise de falhas.
The present work aims to give a solution to reduce the footprint of bicycles in order to address the storage and transportation space limitations arising from the growing overpopulation of urban centres. The rise in popularity of the bicycle in the pursuit of a more sustainable mobility, combined with an urban architecture built to accommodate the high population density of the great cities, results in a stowage space congestion on the streets, in public transports and in the habitations. In order to reduce the space occupied by the bicycle, the analysis of its morphology is of high importance and allows to perceive that its slender nature is contradicted by the protuberance of its handlebar. In this context, the design and manufacturing of a compact and intuitive rotating stem prototype for bicycles that allows the handlebar to easily rotate to a minimum footprint position was undertaken. From the requirements to the functional tests and failure analysis, all the design and manufacturing process is described throughout this document.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31242
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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