Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30944
Title: As perceções dos alunos chineses sobre a aprendizagem do português como terceira língua na Universidade de Aveiro
Author: Liu Guoliang
Advisor: Suisse, Abdelilah
Keywords: Língua materna
Língua segunda
Perceções de aprendizagem
Aquisição de língua
Língua terceira
Transferência de língua
Dificuldade de aprendizagem
Defense Date: 18-Feb-2021
Abstract: Durante os meus estudos na Universidade de Aveiro, conheci muitos estudantes chineses que, ao longo do processo da aprendizagem do português , enfrentam várias dificuldades linguísticas que provém das características próprias das línguas latinas e a sua diferença com o mandarim. Dito isto, pretendemos analisar, nesta dissertação de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa, as perceções dos alunos chineses sobre a aprendizagem do português como L3 na Universidade de Aveiro. Neste sentido, realizamos um estudo empírico, através do questionário, através do qual destacamos as principais dificuldades linguisticas percecionadas pelos alunos chineses. Além disso, identificamos, segundo os alunos chineses, a importância ou não do contributo do inglês, lingua europeia, no processo de aprendizagem. Esperamos que as conclusões desta dissertação possam contribuir para a compreensão de alguns processos (psico)linguísticos que podem ocorrer durante a aprendizagem de português por falantes de mandarim.
During my studies at the University of Aveiro, I met many Chinese students who, throughout the learning process of Portuguese, face various linguistic difficulties arising from the characteristics of Latin languages and their difference with Mandarin. That said, we intend to analyze in this dissertation of Masters in Portuguese Language and Culture the perceptions of Chinese students about learning Portuguese as L3 at the University of Aveiro. In this sense, we carry out an empirical study, through the questionnaire, through which we highlight the main linguistic difficulties perceived by Chinese students. In addition, according to Chinese students, we identify the importance or not of the contribution of English, European language, in the learning process. We hope that the conclusions of this dissertation will contribute to the understanding of some (psycholinguistic) processes that can occur during learning Portuguese by Mandarin speak
URI: http://hdl.handle.net/10773/30944
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Liu_Guoliang.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.