Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30944
Title: | As perceções dos alunos chineses sobre a aprendizagem do português como terceira língua na Universidade de Aveiro |
Author: | Liu Guoliang |
Advisor: | Suisse, Abdelilah |
Keywords: | Língua materna Língua segunda Perceções de aprendizagem Aquisição de língua Língua terceira Transferência de língua Dificuldade de aprendizagem |
Defense Date: | 18-Feb-2021 |
Abstract: | Durante os meus estudos na Universidade de Aveiro, conheci muitos estudantes chineses que, ao longo do
processo da aprendizagem do português , enfrentam
várias dificuldades linguísticas que provém das
características próprias das línguas latinas e a sua
diferença com o mandarim. Dito isto, pretendemos
analisar, nesta dissertação de Mestrado em Língua e
Cultura Portuguesa, as perceções dos alunos chineses
sobre a aprendizagem do português como L3 na
Universidade de Aveiro. Neste sentido, realizamos um
estudo empírico, através do questionário, através do
qual destacamos as principais dificuldades linguisticas
percecionadas pelos alunos chineses. Além disso, identificamos, segundo os alunos chineses, a
importância ou não do contributo do inglês, lingua
europeia, no processo de aprendizagem. Esperamos que as conclusões desta dissertação possam
contribuir para a compreensão de alguns processos
(psico)linguísticos que podem ocorrer durante a
aprendizagem de português por falantes de mandarim. During my studies at the University of Aveiro, I met many Chinese students who, throughout the learning process of Portuguese, face various linguistic difficulties arising from the characteristics of Latin languages and their difference with Mandarin. That said, we intend to analyze in this dissertation of Masters in Portuguese Language and Culture the perceptions of Chinese students about learning Portuguese as L3 at the University of Aveiro. In this sense, we carry out an empirical study, through the questionnaire, through which we highlight the main linguistic difficulties perceived by Chinese students. In addition, according to Chinese students, we identify the importance or not of the contribution of English, European language, in the learning process. We hope that the conclusions of this dissertation will contribute to the understanding of some (psycholinguistic) processes that can occur during learning Portuguese by Mandarin speak |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30944 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Liu_Guoliang.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.