Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30754
Title: Cineturismo em atrações de património construído: uma abordagem a Harry Potter
Other Titles: Film-induced tourism in heritage sites: an approach to Harry Potter
Author: Freitas, Mónica Cristina Silva
Advisor: Vieira, Armando Luís
Keywords: Cineturismo
Atrações de património construído
Harry Potter
Gestão de visitantes
Marketing de destinos
Defense Date: 11-Feb-2021
Abstract: O presente trabalho propõe-se a analisar o impacto do cineturismo na procura por atrações de património construído. A escassez de estudos no que se refere à análise dessa procura adicional em atrações específicas, levou ao desenvolvimento do presente trabalho, que tem como objetivo perceber como atrações de património construído podem utilizar técnicas de gestão de visitantes para equilibrar os benefícios do cineturismo e a conservação do património. Para tal, adotou-se como contexto de investigação dois locais utilizados nas gravações dos filmes da saga Harry Potter: a Faculdade New College, pertencente à Universidade de Oxford, e a vila de Lacock. Os dados foram recolhidos através de entrevistas a gestores das atrações, questionários a visitantes de Lacock e casos de caso, incluindo uma análise de conteúdo dos filmes da saga. Os resultados indicam que os cineturistas trazem novos desafios à gestão de atrações, tanto a nível de comportamentos como de expetativas, o que os diferencia do público tradicional destas atrações. Assim, o estudo sugere uma série de medidas de gestão duras e suaves através das quais as atrações podem capitalizar nos benefícios deste público à medida que salvaguardam o património. Alguns exemplos de estratégias de gestão enunciadas são a imposição de barreiras físicas ou a criação de mapas cinematográficos.
The following study analyses the impact of film-induced tourism on the touristic demand for heritage sites. The shortage of studies regarding the analysis of this additional demand in specific attractions led to the development of the present study, which aims to understand how heritage sites can use visitor management techniques to balance the benefits of film tourism and conservation of heritage. To this end, two locations used in the Harry Potter films were selected as a research context: New College, part of the Oxford’s University, and the village of Lacock. The data collected through interviews with attraction managers, questionnaires to Lacock visitors and case studies, including a content analysis of the films, indicated that film tourists bring new challenges to the management of attractions, both in terms of behaviours and expectations, which differentiates them from the traditional public of these attractions. Thus, the study suggests a series of hard and soft management strategies through which attractions can capitalize, reaping the benefits of film tourists while safeguarding their heritage. Some examples of the mentioned management strategies are physical barriers or the creation of movie maps.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30754
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Mónica_Freitas.pdf4.9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.