Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30744
Title: | Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais |
Author: | Pita, Ana Filipa dos Santos Novais |
Advisor: | Moreira, Gillian |
Keywords: | Ética Responsabilidade social Empresas transnacionais Delta Cafés Jerónimo Martins |
Defense Date: | 12-Feb-2021 |
Abstract: | A presente dissertação teve como objetivo compreender os conceitos de ética e
de responsabilidade social e outros considerados relevantes para a exploração
deste tema, bem como identificar medidas socialmente responsáveis
implementadas por parte das empresas ou organizações transnacionais.
O principal desafio centrou-se na compreensão da dinâmica no que respeita a
medidas socialmente responsáveis, por parte das organizações, e, por outro
lado, na análise efetuada aos documentos disponibilizados pelas empresas
estudadas, no que respeita às medidas implementadas pelas mesmas.
Com base na análise realizada podemos concluir, através da análise dos
documentos supracitados, que nas organizações apresentadas existe uma
preocupação com questões relacionadas com a ética e com a responsabilidade
social, que hoje se exige às mesmas, obrigando-as de certa forma a
contemplarem estas questões no seu modelo organizacional, o qual se baseia
na visão, princípios e valores. Concluiu-se também que as empresas se
encontram comprometidas com várias causas sociais, económicas e
ambientais, as quais lhe concedem uma fidelização dos consumidores através
do aporte que lhe é dado pela melhoria e inovação dos seus produtos/serviços,
permitindo-lhes assim melhorar a sua imagem de marca e consequentemente
aumentar a competitividade e os seus lucros. The present dissertation aimed to understand the concepts of ethics and social responsibility, and others considered relevant to the exploration of this theme, as well as to analyze the implementation of socially responsible measures by companies or transnational organizations. The main challenge focused on understanding the dynamics related to socially responsible measures on the part of organizations, and, on the other hand, on the analysis carried out on the documents made available by the companies studied, with regard to the measures implemented by them. Based on the study undertaken, it was concluded that, in the organizations studied, there is a concern with issues related to ethics and social responsibility. These are now necessary components of their organizational models, which are founded on their vision, principles and values. It was also concluded that the companies are committed to various social, economic and environmental causes, which give them consumer loyalty through the contribution made by the improvement and innovation of their products / services, allowing them to improve their brand image and consequently increase competitiveness and profits. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30744 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Pita.pdf | 883.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.