Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30744
Title: Ética e responsabilidade social em empresas transnacionais
Author: Pita, Ana Filipa dos Santos Novais
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Ética
Responsabilidade social
Empresas transnacionais
Delta Cafés
Jerónimo Martins
Defense Date: 12-Feb-2021
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo compreender os conceitos de ética e de responsabilidade social e outros considerados relevantes para a exploração deste tema, bem como identificar medidas socialmente responsáveis implementadas por parte das empresas ou organizações transnacionais. O principal desafio centrou-se na compreensão da dinâmica no que respeita a medidas socialmente responsáveis, por parte das organizações, e, por outro lado, na análise efetuada aos documentos disponibilizados pelas empresas estudadas, no que respeita às medidas implementadas pelas mesmas. Com base na análise realizada podemos concluir, através da análise dos documentos supracitados, que nas organizações apresentadas existe uma preocupação com questões relacionadas com a ética e com a responsabilidade social, que hoje se exige às mesmas, obrigando-as de certa forma a contemplarem estas questões no seu modelo organizacional, o qual se baseia na visão, princípios e valores. Concluiu-se também que as empresas se encontram comprometidas com várias causas sociais, económicas e ambientais, as quais lhe concedem uma fidelização dos consumidores através do aporte que lhe é dado pela melhoria e inovação dos seus produtos/serviços, permitindo-lhes assim melhorar a sua imagem de marca e consequentemente aumentar a competitividade e os seus lucros.
The present dissertation aimed to understand the concepts of ethics and social responsibility, and others considered relevant to the exploration of this theme, as well as to analyze the implementation of socially responsible measures by companies or transnational organizations. The main challenge focused on understanding the dynamics related to socially responsible measures on the part of organizations, and, on the other hand, on the analysis carried out on the documents made available by the companies studied, with regard to the measures implemented by them. Based on the study undertaken, it was concluded that, in the organizations studied, there is a concern with issues related to ethics and social responsibility. These are now necessary components of their organizational models, which are founded on their vision, principles and values. It was also concluded that the companies are committed to various social, economic and environmental causes, which give them consumer loyalty through the contribution made by the improvement and innovation of their products / services, allowing them to improve their brand image and consequently increase competitiveness and profits.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30744
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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