Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30717
Title: Português língua estrangeira como requisito de empregabilidade para estudantes chineses: exploração de anúncios de emprego
Author: Baptista, Dina
Han, Linshan
Keywords: Língua portuguesa
Mercado chinês
Empregabilidade
Competências
Anúncios de emprego
Issue Date: 2020
Publisher: Baywolf Press
Abstract: A China é atualmente um dos países que mais contribuem para a promoção da língua portuguesa e para a internacionalização dos estudos lusófonos. O aumento de Universidades na China com Licenciaturas em Estudos Portugueses e do número de alunos chineses a estudar em Instituições de Ensino Superior em Portugal, assim como o crescente interesse estratégico chinês nos países de expressão lusófona, e o consequente estreitamento das relações empresariais entre China, Portugal, Brasil e Angola, resultante da iniciativa “Um Cinturão uma Rota”, justificam o aumento do número de ofertas de emprego do mercado chinês, em que o domínio da língua portuguesa é requisito obrigatório. Tomando precisamente como critério de seleção da amostra o domínio linguístico da língua portuguesa, o presente estudo, que tem por base parte do trabalho de dissertação desenvolvido no âmbito do mestrado em Português Língua Estrangeira /Língua Segunda, na Universidade de Aveiro, em Portugal, analisou 34 anúncios de emprego, divulgados na plataforma online de recrutamento chinesa LiePin, durante o período de um mês. Pretendeu-se aferir o perfil mais procurado pelas organizações chinesas, que têm como requisito obrigatório o domínio da língua portuguesa. A identificação do cargo, das competências e dos requisitos mais procurados por estas entidades empregadoras permitiram concluir que a língua portuguesa, associada a outras competências fundamentais, é cada vez mais requisito de empregabilidade e, por conseguinte, geradora de oportunidades profissionais no mundo lusófono. Os resultados obtidos serão certamente indicadores importantes para o planeamento das carreiras profissionais dos estudantes chineses de português e motivo de reflexão para as Instituições que têm ofertas formativas de língua portuguesa como língua estrangeira/segunda língua.
China is currently one of the countries which contribute the most to the promotion of the Portuguese language and to the internationalization of Portuguese-speaking studies. China’s growing strategic interest in Lusophone-speaking countries and in business relations between China, Portugal, Brazil and Angola have contributed to the increase in the number of jobs in the Chinese market, where Portuguese language is seen as a skill. The present study is based on a dissertation developed in the Master’s Degree in Portuguese as a Foreign Language / Second Language at the University of Aveiro, Portugal. The study analyzed 34 employment announcements published on the Chinese online recruitment platform LiePin over a one-month period (1-31 October 2017). The purpose was an assessment of the most sought-after profile by Chinese organizations whose mandatory requirement is mastering the Portuguese language, identifying the most requested position as well as the most valued requirements and skills.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/30717
ISSN: 1057-1515
Appears in Collections:CLLC - Artigos
DLC - Artigos
ESTGA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISSN_1057_1515_PSR_28_1_DIGI_OFFPRINT_Baptista_Han.pdfArtigo2.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.