Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30595
Title: Influência das exigências técnicas da performance na biomecânica e postura do trompetista
Author: Ramos, João Tavares
Advisor: Amaro, António José Monteiro
Keywords: Trompete
Postura
Eletromiografia
Performance
Defense Date: 14-Jul-2020
Abstract: A postura do trompetista e a sua biomecânica, nomeadamente o comportamento dos diferentes segmentos corporais durante a performance, é uma temática que carece de informação com fundamentos científicos, pois é geralmente negligenciada ou é transmitida com base em conhecimento empírico. Com este Projeto, pretende-se aprofundar este tema e em particular elucidar a relação entre as dificuldades ou exigências técnicas da performance com a postura e grau de atividade muscular do tronco e membros superiores no trompetista. Foram avaliados oito trompetistas de sexo masculino, a frequentar a licenciatura ou licenciados, durante a performance de quatro trechos de curta duração e de diferentes complexidades: três comuns excertos orquestrais (Leonore Overture n.º 3, Carmen e Don Juan), e um exercício simples (Cichovicz). As performances foram gravadas em formato vídeo e áudio e em simultâneo foi realizada uma eletromiografia de superfície (EMG) dos músculos trapézio, reto abdominal, deltoide, longo dorsal dos paravertebrais (eretor da espinha) e extensor comum dos dedos. Após o cálculo dos valores da raiz quadrada da média (RMS) dos resultados da EMG, foi realizada uma análise estatística da comparação entre as médias de cada trecho. O estudo experimental revelou alterações estatisticamente relevantes entre as médias, dos valores de RMS da EMG, do músculo longo dorsal e reto abdominal durante a performance. No caso do primeiro músculo, os participantes revelaram um maior grau de atividade muscular no trecho de Strauss comparativamente a qualquer um dos outros. No segundo, verificou-se um maior grau de atividade no excerto de Strauss, mas apenas relativamente ao trecho de Cichowitz, destacando-se uma grande diferença entre alguns dos participantes para todos os trechos executados. O grau de atividade dos restantes músculos não correspondeu a uma alteração com significado estatístico. Na análise comparativa entre estes dois músculos (longo dorsal e reto abdominal), verificou-se que diferentes sujeitos têm formas distintas de os solicitar, podendo-se dividir os participantes entre os que durante a performance apresentaram um maior grau atividade no reto abdominal e que simultaneamente diminuíram a do longo dorsal (eretor da espinha) e os que apresentavam o comportamento inverso. Os resultados desde trabalho sugerem a hipótese de existir dois padrões biomecânicos distintos para garantir a velocidade de ar necessária (comumente designada de “suporte de ar”) na performance do trompete: um padrão mais à custa do uso dos músculos expiratórios, como é o reto abdominal, e o outro ativando mais os paravertebrais provocando assim uma postura em hiperlordose - o que origina uma maior tensão abdominal que ajudaria ao “suporte de ar”.
The trumpeter's posture and biomechanics, namely the behaviour of the different body parts during performance, is a subject matter that lacks scientific foundation, as it is generally overlooked or transmitted based on empirical knowledge. This Project aims to give a deeper insight into this topic and to clarify the relationship between the performance technical requirements and the trumpeter’s posture and the level of muscular activity of his torso and upper limbs. Eight male trumpeters, either graduated or still attending the degree, were evaluated during the performance of four short pieces of music of various complexities: three commonplace orchestral excerpts (Leonore Overture n.º 3, Carmen and Don Juan), and a simple exercise (Cichowicz). The performances were recorded in video and audio format and a surface electromyography (EMG) of the trapezius, rectus abdominis, deltoid, longissimus muscle (erector spinae muscle) and extensor digitorum was simultaneously acquired. Following the estimation of the square root mean values (RMS) from the EMG results, a statistical analysis for comparison of the averages from each piece of music was performed. Statistically significant changes between the RMS values obtained from the EMG for the longissimus muscle and for the rectus abdominis muscle during performance were found during the experimental study. In the case of the longissimus muscle, the participants showed a greater degree of muscle activity in the Strauss excerpt when compared to any of the others. For the rectus abdominis, this was only true when comparing to the Cichowitz exercise, being noteworthy the considerable difference between some of the participants for all the pieces played. The degree of activity of the remaining muscles did not correspond to changes with statistical significance. In the comparative analysis of these two muscles (longissimus muscle and rectus abdominis muscle), it was found that different subjects have distinct ways of activating them, making it possible to divide the participants between those who showed a higher degree of activity in the rectus abdominis muscle and that simultaneously decreased that of the longissimus muscle (erector spinae muscle) and those that had the opposite behaviour during the performance. The results of this work suggest the hypothesis that two distinct biomechanical models exist to ensure the necessary air velocity (commonly called“air support”) during the trumpeter's performance: one more at the expense of the expiratory muscles, such as the rectus abdominis muscle, and the other by activating more the erector spinae muscle thus inducing hyperlordosis, which leads to a greater abdominal tension that may help the“air support”.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30595
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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