Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30573
Title: Potencialidades do uso de uma rede social na aprendizagem de português por falantes chineses
Author: Zhang Yuxiong
Advisor: Moreira, António
Keywords: Redes sociais
Ensino de português língua estrangeira
Português língua estrangeira
Aprendizagem móvel
Weibo
Multimédia em educação
Defense Date: 22-Jan-2021
Abstract: Devido à intensificação da cooperação entre a China e os países lusófonos, a aprendizagem de Português torna-se cada vez mais fundamental na China hoje em dia. Sendo uma língua radicalmente diferente da sua primeira língua, os aprendentes chineses normalmente manifestam um conjunto de dificuldades em certos aspetos, enquanto a diferença cultural e oportunidades limitadas de treinar a língua-alvo fora da sala de aula também dificultam a sua aquisição de Português. Se bem que alguns autores tenham evidenciado a existência de problemas na aprendizagem dos aprendentes chineses, não esclareceram as soluções praticáveis. Em conformidade com as caraterísticas dos estudantes nos dias de hoje, os quais dedicam bastante tempo às redes sociais na sua vida quotidiana, consideramos que a introdução das ferramentas sociais pode ser potencialmente uma abordagem razoável para promover a aprendizagem de Português, o que nos levou a focalizar-nos em estudar o impacte do uso do Weibo, uma plataforma de microblogue de origem chinesa, relativamente às capacidades escritas dos aprendentes chineses. Optámos por aplicar uma triangulação de metodologias para analisar a participação, motivação, publicações, resultados dos dois testes realizados antes e depois das atividades e das entrevistas com os participantes, a fim de obter um entendimento o mais completo possível das potencialidades do Weibo. Três intervenções foram conduzidas com os objetivos, respetivamente, de verificar a possibilidade da criação de uma comunidade de aprendizagem colaborativa mediante a ferramenta selecionada, e identificar a influência da interação entre os aprendentes chineses e portugueses e entre os chineses e a docente nativa em relação às capacidades escritas em Português. De acordo com os resultados atingidos, além de revelarem uma motivação e satisfação relativamente positivas, os aprendentes participantes geralmente demonstram um melhor comportamento a respeito da concordância verbal e da morfologia das palavras, e alguns deles também manifestam um progresso evidente nos aspetos do uso dos tempos e modos verbais e da concordância nominal de número. Já os participantes da última intervenção obtêm uma pontuação mais elevada na compreensão escrita do que os não participantes de modo geral, revelando as potencialidades e eficiência da aplicação do Weibo na aprendizagem de Português por falantes chineses. Consideramos que a introdução desta rede social com estratégia de aprendizagem pode proporcionar influências positivas, conduzindo à proposta de realização de estudos mais aprofundados e de uma aplicação mais aturada na prática didática do Português Língua nãoMaterna numa futura etapa de investigação.
Due to the intensification of cooperation between China and the Lusophone nations, nowadays learning Portuguese is becoming increasingly fundamental in China. As a language which is radically different from their first language, Chinese learners usually manifest a number of difficulties in certain aspects while the cultural difference and limited opportunities to practice the target language outside the classroom also complicate their acquisition of Portuguese. Although some authors have evidenced the existence of problems in Chinese learners’ learning, they have not clarified practical solutions. In accordance with the characteristics of today’s students, who spend a lot of time on social media in their daily lives, we believe that the introduction of social tools can potentially be a reasonable approach to promote the learning of Portuguese. We focus on investigating the impact of using Weibo, a Chinese microblogging platform, on the writing skills of Chinese learners. We chose to apply a triangulation of methodologies to analyze the participation, motivation, posts, results of the two tests carried out before and after the activities and interviews with participants in order to obtain a comprehensive understanding of the potential of Weibo. Three interventions were conducted with the objectives of verifying the possibility of creating a collaborative learning community by using the selected tool and identifying the influence of the interaction between Chinese and Portuguese learners and between Chinese learners and a native teacher in relation to Portuguese writing skills. According to the results achieved, besides revealing a relatively positive motivation and satisfaction, participants generally demonstrate better behavior regarding verbal agreement and spelling and some of them also manifest an evident progress in using verb tenses and modes and nominal number agreement, while the participants of the last intervention score generally higher on reading comprehension than non-participants. These results highlight the possibility and efficiency of applying Weibo with Chinese speakers who are learning Portuguese. We believe that the introduction of a social network with an appropriate strategy can bring positive influences and it is worthy of further research and structured application in teaching practice as a future step.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30573
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Yuxiong_Zhang.pdf5.82 MBAdobe PDFView/Open
Documento_Yuxiong_Zhang_Anexos.pdf27.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.