Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30573
Title: | Potencialidades do uso de uma rede social na aprendizagem de português por falantes chineses |
Author: | Zhang Yuxiong |
Advisor: | Moreira, António |
Keywords: | Redes sociais Ensino de português língua estrangeira Português língua estrangeira Aprendizagem móvel Multimédia em educação |
Defense Date: | 22-Jan-2021 |
Abstract: | Devido à intensificação da cooperação entre a China e os países lusófonos, a
aprendizagem de Português torna-se cada vez mais fundamental na China
hoje em dia. Sendo uma língua radicalmente diferente da sua primeira língua,
os aprendentes chineses normalmente manifestam um conjunto de
dificuldades em certos aspetos, enquanto a diferença cultural e oportunidades
limitadas de treinar a língua-alvo fora da sala de aula também dificultam a sua
aquisição de Português. Se bem que alguns autores tenham evidenciado a
existência de problemas na aprendizagem dos aprendentes chineses, não
esclareceram as soluções praticáveis. Em conformidade com as caraterísticas
dos estudantes nos dias de hoje, os quais dedicam bastante tempo às redes
sociais na sua vida quotidiana, consideramos que a introdução das
ferramentas sociais pode ser potencialmente uma abordagem razoável para
promover a aprendizagem de Português, o que nos levou a focalizar-nos em
estudar o impacte do uso do Weibo, uma plataforma de microblogue de origem
chinesa, relativamente às capacidades escritas dos aprendentes chineses.
Optámos por aplicar uma triangulação de metodologias para analisar a
participação, motivação, publicações, resultados dos dois testes realizados
antes e depois das atividades e das entrevistas com os participantes, a fim de
obter um entendimento o mais completo possível das potencialidades do
Weibo. Três intervenções foram conduzidas com os objetivos, respetivamente,
de verificar a possibilidade da criação de uma comunidade de aprendizagem
colaborativa mediante a ferramenta selecionada, e identificar a influência da
interação entre os aprendentes chineses e portugueses e entre os chineses e
a docente nativa em relação às capacidades escritas em Português. De acordo
com os resultados atingidos, além de revelarem uma motivação e satisfação
relativamente positivas, os aprendentes participantes geralmente demonstram
um melhor comportamento a respeito da concordância verbal e da morfologia
das palavras, e alguns deles também manifestam um progresso evidente nos
aspetos do uso dos tempos e modos verbais e da concordância nominal de
número. Já os participantes da última intervenção obtêm uma pontuação mais elevada
na compreensão escrita do que os não participantes de modo geral, revelando
as potencialidades e eficiência da aplicação do Weibo na aprendizagem de
Português por falantes chineses. Consideramos que a introdução desta rede
social com estratégia de aprendizagem pode proporcionar influências
positivas, conduzindo à proposta de realização de estudos mais aprofundados
e de uma aplicação mais aturada na prática didática do Português Língua nãoMaterna numa futura etapa de investigação. Due to the intensification of cooperation between China and the Lusophone nations, nowadays learning Portuguese is becoming increasingly fundamental in China. As a language which is radically different from their first language, Chinese learners usually manifest a number of difficulties in certain aspects while the cultural difference and limited opportunities to practice the target language outside the classroom also complicate their acquisition of Portuguese. Although some authors have evidenced the existence of problems in Chinese learners’ learning, they have not clarified practical solutions. In accordance with the characteristics of today’s students, who spend a lot of time on social media in their daily lives, we believe that the introduction of social tools can potentially be a reasonable approach to promote the learning of Portuguese. We focus on investigating the impact of using Weibo, a Chinese microblogging platform, on the writing skills of Chinese learners. We chose to apply a triangulation of methodologies to analyze the participation, motivation, posts, results of the two tests carried out before and after the activities and interviews with participants in order to obtain a comprehensive understanding of the potential of Weibo. Three interventions were conducted with the objectives of verifying the possibility of creating a collaborative learning community by using the selected tool and identifying the influence of the interaction between Chinese and Portuguese learners and between Chinese learners and a native teacher in relation to Portuguese writing skills. According to the results achieved, besides revealing a relatively positive motivation and satisfaction, participants generally demonstrate better behavior regarding verbal agreement and spelling and some of them also manifest an evident progress in using verb tenses and modes and nominal number agreement, while the participants of the last intervention score generally higher on reading comprehension than non-participants. These results highlight the possibility and efficiency of applying Weibo with Chinese speakers who are learning Portuguese. We believe that the introduction of a social network with an appropriate strategy can bring positive influences and it is worthy of further research and structured application in teaching practice as a future step. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30573 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Yuxiong_Zhang.pdf | 5.82 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Documento_Yuxiong_Zhang_Anexos.pdf | 27.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.