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http://hdl.handle.net/10773/30472
Title: | Nós, ..., e o planeta: design de informação e cidadania, beleza e funcionalidade |
Author: | Igreja, Maria Leonor Flores da Rocha |
Advisor: | Costa, Rui Carlos Ferreira Cavadas da |
Keywords: | Design Design de informação Infografia Ecologia Desinformação Ativismo Beleza Funcionalidade |
Defense Date: | 20-Jul-2020 |
Abstract: | O nosso quotidiano é marcado por dispositivos que nos mostram novas notícias
ao minuto. A quantidade de informação a que temos acesso através de um
paralelepípedo no bolso é inédita, bem como em qualquer outro formato através
do qual escolhamos recebê-la: jornais físicos, telejornais, computadores, tablets.
Esta realidade traz-nos, como em quase tudo, consequências positivas mas
também negativas, como a desinformação. Identifica-se aqui a oportunidade de
intervenção do design, trabalhando no desenho da informação como forma de
estabelecer uma ponte entre a informação, a compreensão e o conhecimento.
A presente dissertação, numa era em que a quantidade de informação produzida
é maior do que alguma vez foi, explora alguns dos efeitos na imprensa analógica
e no seu leitor. A compreensão destes novos paradigmas possibilita, por sua
vez, a análise de como o designer de informação poderá desenhar a infografia
para este novo leitor, atentando às suas novas fragilidades e qualidades, ao seu
novo contexto. Procura-se então entender como a intervenção do designer no
processo de criação da infografia poderá funcionar como um travão (ou deteção)
à desinformação, quer ao nível do momento em que é incluído no processo, quer
no que diz respeito à forma como encara o desenho de gráficos e o emprego da
estética.
Servindo-se do desenho como um laboratório que permite testar e explorar
graficamente as aprendizagens teóricas, o exercício projetual da dissertação
aborda a hipótese da inclusão regular de infografias nos meios de comunicação,
mais especificamente em jornais. A partir da recolha e análise de informações
verbais e visuais pré-existentes, e feita a identificação do processo subjacente ao
seu projeto, desenvolvemos exemplos de representações visuais/infografias em
suporte de jornal. Assim, o projeto intitulado “Nós, ... , e o planeta” incide sobre
matérias contemporâneas relacionadas com o impacto da acção do Homem
nos recursos do planeta. Acreditamos que o projeto de design desta informação
complexa e até fraturante, poderá tornar mais apelativos e compreensíveis os
conteúdos, constituindo-se assim também como uma forma de cidadania. Our everyday live is marked by devices that show us the latest news every minute. The amount of information that we have access through a cobblestone in our pocket is unprecedented, as well as in any other format through which we chose to receive it: physical newspapers, newscasts, computers, tablets. This reality brings us, as does almost everything, positive but also negative consequences, such as misinformation. We identify here the opportunity for the intervention of design, working on information design as a way to create bridges between information, understanding and knowledge. The present dissertation, at a time when the amount of information is greater than ever before, explores some of these effects on the analogue press and its reader. The understanding of these new paradigms allows, in turn, an analysis of how the information designer can produce infographics for this new reader, taking into account their new weaknesses and qualities, their new context. We then seek to understand how the designer’s intervention in the process of creating the infographics can act as a brake (or detection) for misinformation, whether in relation to the moment at which he or she is included in that process, whether concerning the way that the drawing of graphics and the use of aesthetics should be faced. Using design as a laboratory that allows to test and graphically explore theoretical learning, the dissertation’s practical exercise addresses the hypothesis of regular inclusion of infographics in the media, more specifically in newspapers. From the collection and analysis of pre-existing verbal and visual information, and after the identification of the process underlying those projects, we developed examples of visual representations / infographics in newspaper support. Thus, the project entitled “Us, ..., and the planet” focuses on contemporary matters related to the impact of human action on the planet’s resources. We believe that the design of this complex and even fracturable information can make the content more appealing and understandable, constituting in itself a form of citizenship. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30472 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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