Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30298
Title: O violino na música popular urbana nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: conectando tensões e conotações
Author: Isidoro, Eliézer Anderson Batista
Advisor: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Keywords: Violino
Música popular urbana
Etnomusicologia
Identidade
Violino popular brasileiro
Defense Date: 2020
Abstract: A tese apresenta uma investigação sobre a relação entre o violino e a música popular urbana nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa de campo permitiu identificar neste século um protagonismo de vários intérpretes no cenário popular urbano que utilizam o violino - instrumento estabelecido na música de tradição europeia e pouco habitual na produção cultural brasileira - em sua carreira no contexto da música popular urbana. Partindo de uma abordagem não eurocêntrica, o trabalho aborda a relação entre os violinistas, a cultura local, seus gêneros populares, bem como sua representação social e suas transformações estéticas e identitárias. A investigação pretende contribuir com dados ainda incipientes sobre esta temática e, também, romper com um tipo de abordagem redutora (como, por exemplo, a dicotomia popular/erudito), fomentando a construção de uma ponte que interligue esses campos de forma informada, crítica e salutar. A partir de informações coletadas em pesquisa de campo, bem como através da etnografia e da entrevista, é realizada uma análise confrontando estes dados com outros bibliográficos, buscando compreender múltiplas dimensões de uma prática de performance musical reconhecida hoje como violino popular brasileiro.
This thesis presents an investigation about the relation between violin and urban popular music from cities as Rio de Janeiro and São Paulo. The research field allowed to identify the protagonism of the interpreters when they use violin at the urban popular contexts, at this century. The Violin is an instrument which was established by the European tradition and it was not very present at the Brazilian culture nor in its urban popular music. From a non-European perspective, this thesis approaches the relation between violinists, local culture and its popular genres, its social representation, and also aesthetics and identities transformations, from a non-Eurocentric perspective. The investigation shall contribute with incipient data about the present thematic and it may break up with any reducing view of popular and classical music/culture as well. Thus it may build a bridge which links both fields in a healthy way. From the data collected during our ethnographic field research, which consisted in concerts observations and interviews. The research analyzed the controversial relation between those data and bibliographies information to comprehend the music performance known nowadays as Brazilian popular violin.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30298
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DeCA - Teses de doutoramento

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